O caminho para a despoluição do sistema lagunar passa pela redução do despejo irregular de rejeitos em rios, canais e lagoas. E é com a missão de contribuir com a solução desse desafio que o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara), que tem como competência a gestão dos recursos hídricos do estado, lançou, no fim de novembro, em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT), a campanha “Se liga, condomínio”, cuja proposta é incentivar os residenciais a regularizarem a ligação de sua rede de esgoto.
O alvo da ação, de caráter permanente, são empreendimentos servidos por rede adequada de coleta e tratamento de esgoto em seu entorno, mas que, em vez de estarem conectados ao sistema público, operado pela concessionária Iguá Saneamento na região, contam com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) privada ou fossa.
De acordo com Adriana Bocaiúva, diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, mais de 900 condomínios grandes na região têm ETEs próprias, e outros, de menor porte, usam fossas, a exemplo de alguns no Jardim Oceânico. Residenciais na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, entre a Rua Professor Alfredo Colombo e a Avenida Raimundo Magalhães Jr., onde a Iguá promove a recuperação do coletor de esgoto desde o início do ano, são outro ponto de atenção.
Objetivo
Segundo a CBH Baía de Guanabara, a campanha tem como objetivo conscientizar os moradores da Barra da Tijuca quanto à importância da ligação da rede de esgoto da concessionária responsável pelos serviços de saneamento na região. Além de economizarem, uma vez que há o pagamento apenas do serviço da rede da concessionária, ao regularizar as ligações, os condôminos contribuem diretamente para a recuperação ambiental das lagoas da região. De acordo com a Lei 11.445/2007, atualizada pela Lei 14.026/2020, casas, condomínios e edificações são obrigados a se conectarem à rede coletora de esgoto da concessionária responsável, sob risco de multa, em caso de irregularidades.
Para engajar os moradores e fortalecer a mensagem da campanha entre os condomínios da região, os representantes do Comitê da Baía de Guanabara e da CCBT se mobilizam para mostrar aos síndicos e condôminos a importância da destinação correta dos dejetos e sobre os procedimentos básicos para a regularização da rede. Além disso, utilizarão os canais de comunicação do CBH Baía de Guanabara para conscientizar sobre a importância da ligação da rede de esgoto da concessionária.
Com informações de O Globo