Atenção, síndico! A autovistoria predial está em dia no seu condomínio? Se a resposta não veio de imediato, este é um sinal de que você não pode perder a 6ª Expo Meu Condomínio, que será realizada no dia 29 de novembro, das 9h às 18h, na CDL Campos.
Com o tema “Segurança 360º: proteção, prevenção, manutenção e gestão inteligente”, o evento vai muito além do básico e mergulha nos principais desafios que impactam diretamente a rotina dos condomínios. Um dos destaques será o painel sobre segurança, manutenção e autovistoria, reunindo duas grandes referências do setor: Sebastião Petrucci, coordenador regional do Crea-RJ, e o engenheiro civil Raphael Pinheiro.
Raphael ressalta a relevância do encontro para quem atua na ponta da gestão condominial. “O evento é extremamente importante para que o síndico tenha contato com os diversos profissionais que atuam na área condominial, proporcionando conhecimentos e network”, afirma.
Segundo ele, o debate também vai reforçar a necessidade de diagnósticos completos das edificações. “Será abordado sobre autovistoria. Em um contexto geral, existe a ênfase na importância da autovistoria para diagnóstico completo da edificação como um todo”, complementa.
Já Sebastião Petrucci destaca o papel estratégico de eventos que reúnem profissionais da área condominial. “Todo evento que congrega uma determinada categoria sempre tem por finalidade alinhar procedimentos, atualizar e compartilhar informações. No caso em questão, o evento é para os envolvidos e responsáveis por condomínio, onde temas importantíssimos são de sumo interesse”, explica.
Ele lembra que aspectos essenciais — como legislação civil e trabalhista, periodicidades de manutenção de elevadores, sistemas de refrigeração e revestimentos — exigem atualização constante. Petrucci também reforça a importância da autovistoria predial e a responsabilidade direta dos síndicos.
“Existe uma lei estadual que obriga os condomínios a efetuarem essa vistoria, que deve ser feita por profissionais capacitados e habilitados. A responsabilidade de fazer ou não fazer é do síndico”, afirma.
Ele cita ainda um exemplo prático: “Muitos prédios construídos já há algum tempo tinham uma demanda de potência e, com o aumento do uso de aparelhos eletroeletrônicos, certamente não só os disjuntores como os circuitos correspondentes estarão defasados. É muito importante que este procedimento seja adotado pelos responsáveis pelos condomínios”, alerta.
A 6ª Expo Meu Condomínio reunirá especialistas, autoridades e gestores que lidam diariamente com os desafios da administração condominial, reforçando seu papel como um espaço essencial de atualização, troca de experiências e fortalecimento da segurança nos empreendimentos.
Inscreva-se! Últimas vagas!!
LINK PARA INSCRIÇÃO AQUI
Leia também: Autoridades de Segurança Pública confirmam presença na 6ª EXPO Meu Condomínio

