O crescimento na área condominial é cada vez mais relevante para a economia, exigindo melhor capacitação dos profissionais para geração de valor.
Em paralelo às empresas, o condomínio, apesar de ser um ente despersonalizado, carece de uma gestão qualificada.
O Síndico, responsável pela administração do condomínio, conforme art. 1.347 C.C., deve estruturar sua gestão utilizando as ferramentas da administração para o desenvolvimento dos processos gerenciais de Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Ética, transparência, equidade e prestação de contas, valores comuns à Governança, Compliance e Código de Conduta (Geac CRA-SP), devem estar presentes na cultura da gestão condominial.
A capacitação no setor tem por objetivo proporcionar aos condôminos: Valorização patrimonial, conforto, comodidade e segurança.
Especificamente sobre a função do Síndico, destacamos a necessidade de conhecimento nas áreas de gestão: ADMINISTRATIVA – Comunicação e Relacionamento, Pessoas, Contratos, Processos/Rotinas/Procedimentos; FINANCEIRA – Financeiro, Contábil e Tributário; OPERACIONAL – Rotinas de funcionamento do condomínio, como o desenvolvido de trabalho da Equipe, e do cumprimento do planejamento da Manutenção e Conservação, além de obras específicas; JURÍDICA – Leis Federais, Estaduais e Municipais, Normas Regulamentadoras, Convenção, Regulamento Interno e Atas anteriores, com suas respectivas deliberações.
Em relação aos prestadores de serviço, é obrigatório que estejam em dia com suas certificações e/ou credenciamento nos órgãos competentes, e/ou registrados nos respectivos Conselhos de classe, para o desempenho legal de suas atividades, além da qualidade do serviço prestado.
A aplicação da gestão em cada condomínio dependerá de sua estrutura e cultura condominial.
Quanto maior a capacitação do Síndico, maior será a profissionalização do setor, pois o Síndico é o protagonista dessa transformação social.