No início desta semana, a queda de uma árvore que ficava na área comum de um condomínio em Campos dos Goytacazes atingiu o poste e a garagem de uma casa, deixando alguns moradores sem energia elétrica (veja aqui). Ninguém se feriu. O episódio trouxe uma pergunta: em casos de árvores que ameaçam cair, você sabe o que fazer?
A Secretaria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes orienta que, casos de árvores em via pública com risco de queda e que apresentem evidências – cupim, entre outros danos à estrutura física –, a população deverá entrar em contato com o órgão para agendamento de vistoria técnica pelos números 199 ou (22) 98175-2512.
“A partir da vistoria e de acordo com a necessidade, poderá ser feita a remoção. Mas isso caso a árvore não alcance a rede elétrica, porque, desta forma, a solicitação deverá ser feita à Concessionária Enel, de acordo com a Lei 8.920 de 28 de junho de 2019”, disse o órgão municipal.
Os casos de árvores que não apresentem os riscos acima, a poda poderá ser feita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Já casos de árvores em condomínio ou em terreno particular, segundo a Defesa Civil, a responsabilidade é do proprietário.
A Enel Distribuição Rio esclarece que a manutenção da arborização no espaço público é uma atribuição das prefeituras. “A Enel Rio realiza apenas podas preventivas e emergenciais, com o objetivo de afastar o risco de contato de galhos com a rede elétrica, evitando, assim, quedas de energia e acidentes com população”, destacou a concessionária de energia.