.Uma comissão de Profissionais de Educação Física do CREF (Conselho Regional de Educação Física), liderados pela professora Samara Jardim, conselheira estadual do CREF 1, foi recebida nesta sexta-feira, 14, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Campos. Dentre as reivindicações apresentadas ao presidente da Casa, vereador Marquinhos Bacellar, está a da realização de uma audiência pública com objetivo de buscar cada vez mais a valorização dos profissionais de Educação Física no município de Campos. A audiência acontecerá na próxima quarta-feira, 19, às 13h, na sede do Legislativo.
Samara Jardim explicou que a profissão é reconhecida pela Lei Federal 8686/98, dando direito ao profissional de Educação Física atua em várias áreas da educação básica ao SUS. Assim, é necessário que a presença deste profissional, por exemplo, em condomínios onde haja academias e até em espaços públicos que tenham aparelhos de ginástica.
Porém, há cerca de seis anos, uma audiência no Rio de Janeiro abriu uma “brecha”, que relaxou esta obrigatoriedade.
– Profissionais de saúde que são profissionais de educação física possuem o CBO (Código Brasileiro de Ocupação profissional) em mais de 100 itens da saúde pública e privada. Essas questões que queremos discutir – explica Samara.
Já o presidente da Câmara, Marquinho Bacellar disse da importância do diálogo e entender a situação destes profissionais: “Conversando com profissionais que atuam na área, pude entender melhor a realidade que eles vivem hoje. Muito ainda pode ser feito para valorizar ainda mais esses trabalhadores que tanto se dedicam a saúde e o bem-estar das pessoas!”.
Campos: Audiência Pública na Câmara discute na quarta, 19, atuação do profissional de Educação Física

Compartilhe essa notícia