O avião da companhia Voepass, modelo ATR-72, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, caiu em um condomínio residencial no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo, por volta das 13h30. Não houve sobreviventes no trágico acidente.
Alguns moradores chegaram a filmar a queda. Além do atendimento às famílias das vítimas, está sendo feito atendimento psicológico aos moradores.
O voo saiu de Cascavel às 11h46 e chegaria em Guarulhos às 13h50. A aeronave, um ATR-72, tem capacidade para 68 pessoas, mas saiu de Cascavel com 62 ocupantes.
O condomínio residencial Recanto Florido tem casas de médio e alto padrão, algumas com piscinas, e lotes e áreas bem arborizados, de acordo com uma imobiliária local.
As casas costumam ter extensa área verde —nos vídeos divulgados, é possível ver que o avião caiu bem perto de uma área construída, mas sem comprometer a estrutura da casa.
Luiz Augusto de Oliveira, dono do terreno, disse que ele estava em casa com a esposa e uma funcionária no momento da queda. Eles visualizaram fogo na aeronave e os corpos das vítimas no local. Ele ouviu um barulho muito alto do que parecia um helicóptero ou avião “com dificuldade” de alguma coisa. Diante da situação, o homem relatou que imaginou que o avião iria pousar na área verde.
A Polícia Federal de Campinas (SP) montou um gabinete de crise em uma casa dentro do condomínio. O local é a casa de um morador do local que disponibilizou a residência — que fica em um ponto alto do condomínio onde é possível observar toda a área — para as equipes de resgate e segurança. Além da PF, equipes das polícias Civil e Militar, Corpos de Bombeiro e representantes da companhia aérea acompanham o acidente.