Uma noite para tirar dúvidas – algumas que muitos que nem sabiam que tinham. O Workshop sobre obras e responsabilidades dos síndicos realizado pela Meu Condomínio, no auditório do Sicoob Fluminense, foi um sucesso e que reuniu síndicos, advogados, arquitetos e engenheiros em torno do tema. O evento contou com participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), além do apoio da Limpakto Serviços, Proteus Serviços, TV Real, Real Solar, Comissão de Direito Condominial da 12a Subseção da OAB/RJ, Encontro Empresarial, além do próprio Sicoob Fluminense.
O evento foi aberto pela CEO da Meu Condomínio, Suzy Monteiro. Ela apresentou a hub de comunicação, que une revista, site, redes sociais e eventos e ressaltou o conhecimento como fator fundamental para o bom desempenho do síndico.
Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro recepcionou os presentes, falando sobre as similaridades entre cooperativas e condomínios. Em seguida, o diretor da TV Real e Real Solar, Edvaldo Mendonça colocou as empresas à disposição dos síndicos para divulgação de ações.
Durante as palestras, o público pode conhecer ou aprofundar-se nas questões envolvendo responsabilidade dos síndicos, administradores e até condôminos na hora de contratar um profissional.
O arquiteto Gustavo Manhães, conselheiro do CAU, destacou que a contratação de profissionais adequados impede problemas e aumenta a segurança do prédio. O tema autovistoria predial foi abordado pelo advogado e presidente da Comissão de Direito Condominial, Anderson Bruno Moreira de Moraes, que contou sobre a origem da lei e a necessidade de sua aplicação para resguardar o síndico e garantir a segurança dos moradores.
Pelo Crea, estiveram presentes Márcio Cedraz (Supervisor de Fiscalização), Marcio Maximiano (Agente de fiscalização), Cosme Chiniara (Gerente de Fiscalização0 e Camila Jannotti (Coordenação de Fiscalização Interna). Entre outras coisas, eles explicaram quais itens são fiscaliza[1]dos e o que o síndico deve cobrar dos condôminos que informem sobre obras em seus apartamentos.
O médico Leonardo Bacelar, da Proteus, explicou sobre Segurança do Trabalho e e-social, mesmo sendo trabalhadores terceirizados.