Mudanças de párocos de Campos foram anunciadas na missa da manhã na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Sai Padre Márcio André e entra Padre Gilmar, que estava há 26 anos na paróquia Santa Teresinha, na Pecuária.
Padre Márcio André era pároco da Nossa Senhora do Rosário há 12 anos e assumirá Santa Teresinha.
Flamenguista, dono de um discurso que defende os menos favorecidos e excluídos, Padre Márcio é coordenador da Pastoral Afro-brasileira da Diocese de Campos.
Sua missa de despedida será dia 20. No dia seguinte assume a Santa Teresinha. Dia 23 será a primeira missa do Padre Gilmar na Paróquia do Rosário.
A Pastoral de Comunicação da Diocese informou que são várias mudanças neste início de ano. Acompanhe abaixo:
De acordo com o Bispo Dom Roberto Francisco, as mudanças têm motivação pastoral. “…Não se trata de resolver casos isolados, mas dar uma consistência pastoral maior, fazendo acontecer o que o Papa Francisco, fala em conversão pastoral, missionária, ambiental e cultural”, declarou Dom Francisco.
Dentre as mudanças, em Campos, o Pe. Gilmar dos Prazeres deixa a Paróquia Santa Teresinha e assume como pároco a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina. Enquanto, o Pe. Márcio André assumirá a função de pároco na Igreja Santa Teresinha. “As paróquias Santa Teresinha e a Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Campos, tiveram uma transferência cruzada, com dois padres que fazem parte de nosso governo, os padres Gilmar dos Prazeres e o Márcio André. Era necessário que ambos tivessem uma experiência de uma continuidade, após estar nessas comunidades e ter um novo dinamismo. Especialmente o Pe. Gilmar, na Paróquia do Rosário, poderá cuidar do Centro Pastoral, junto às Irmãs do Bom Conselho, além de estar próximo à Obra do Santíssimo Salvador, não se esquecendo que o Padre Gilmar é ecônomo. Esta paróquia vai trazer um desenvolvimento como nós queremos para o economato, para trazer mais economia em função da pandemia, mas também angariar mais recursos, promovendo a Pastoral do Dízimo”, afirmou o bispo.
Ainda em Campos, Pe. João Paulo Rodrigues, que logo após ser ordenado sacerdote estava como vigário paroquial da Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador e reitor do Santuário Diocesano Eucarístico, agora é administrador paroquial da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, no bairro de Ururaí. O Pe. João continuará como o trabalho com a Comissão Diocesana dos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão. O Pe. Alfredo Rosa passa a ser o vigário da Catedral Diocesana de Campos, onde trabalhará em colaboração com Monsenhor Leandro Diniz, que também exerce a função de vigário-geral da Diocese de Campos.
O Pe. Francis Junio, que estava na Paróquia Santa Maria, assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, no lugar do Pe. Clécio dos Santos. Já em Santa Maria assume o Pe. Alci de Andrade.
Segundo Dom Roberto, o Pe Francis vai desenvolver tarefas diretamente com o Seminário Diocesano, como professor, entretanto, não só com formação dos seminaristas, mas também do laicato. “O Pe. Francis desenvolve muito bem essa área de espiritualidade e liturgia. Junto ao laicato pode trazer esse avanço na formação. O padre Alci terá a Missão de desenvolver um trabalho missionário, desenvolver a Paróquia, que realmente tem uma Igreja muito bonita. Outra mudança é na cidade de São Fidélis, onde tinha apenas uma paróquia, e o pároco tinha um trabalho excessivo, cuidando da Matriz, de toda a cidade e ainda do colégio. Foi necessário abrir a Reitoria Nossa Senhora da Penha que se tornará em um futuro na Quase-Paróquia. E o reitor será o Pe. Maxwell que cuidará do Colégio Fidelense”, disse Dom Roberto.
Leia a matéria completa sobre as mudanças: http://diocesedecampos.org.br/dom-roberto-promove-transferencias-em-paroquias-da-diocese-de-campos/
Veja vídeo de Dom Roberto Francisco falando sobre o assunto: