Quatro pessoas foram presas por furto de gás canalizado em condomínio de São João de Meriti, na Baixada Fluminense do Rio. A ação é da Naturgy em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), para coibir irregularidades no uso do gás natural. As prisões aconteceram nesta segunda-feira (10).
Na operação, além dos presos por furto, também foram identificados 14 pontos da fraude conhecida como “by-pass”, que acontece quando uma quantidade de gás é desviada e não passa pelo medidor da concessionária. Segundo a investigação, a prática é perigosa e gera alto risco para a segurança de moradores e cidadãos que estão no entorno do condomínio.
De acordo com a Naturgy, a empresa tem atuado e investido em “tecnologias para garantir a segurança e reduzir a possibilidade de acidentes em razão de irregularidades e manipulações indevidas nas instalações e redes de gás canalizado. Junto com as autoridades, a companhia tem atuado para combater o furto de gás, que gera evasão de recursos dos impostos e lesam também os consumidores”.
Em nota, informou que, além das perdas financeiras para a empresa, o aumento dos furtos representa um aumento do risco à segurança e também “traz prejuízos para o Estado, já que não há o recolhimento de impostos, prejudicando toda a sociedade”.
Fonte: Extra