Um vídeo que circula no WhatsApp mostra adolescentes agredindo um jovem autista em Arujá, no interior de São Paulo. As agressões aconteceram em um condomínio residencial na cidade e foram filmadas por outras pessoas, supostamente adolescentes, que debocharam da situação. A Meu Condomínio não irá compartilhar o vídeo em respeito à vítima e por envolver adolescentes. O apresentador Marcos Mion e o advogado Marcio Raschkovsky divulgaram vídeos indignados com o fato.
O vídeo mostra o rapaz parado em uma esquina, quando passa a ser espancado com socos e chutes. O garoto cai no chão e permanece imóvel por alguns segundos, enquanto é xingado pelos adolescentes.
Uma menina que filmava riu das agressões e comemorou a ação covarde. O vídeo causou revolta em mães de autistas, e na comunidade de Arujá. A gravação foi replicada nas redes sociais, na tentativa de identificar os agressões. A Polícia Civil está investigando o caso.
O apresentador Marcos Mion usou as redes sociais para expressar sua revolta contra um vídeo de agressão a um jovem autista. O registro fez o apresentador se emocionar ao lembrar dos preconceitos que atingem seu filho Romeo, que está dentro do espectro do transtorno. “É uma situação de extrema covardia”, desabafou.
“Eu já chorei porque não tenho como não imaginar meu filho nessa situação, vivendo num mundo que não compreende, não respeita, que não entende o autismo e que agride fisicamente o autista por ele ser autista”, continuou.
O apresentador é um ativista da luta contra o capacitismo e afirmou que se esforça para um mundo que respeite a inclusão e a diversidade. “Faço tudo que posso e tenho muito medo de que alguma coisa assim aconteça com o Romeu, como qualquer pai de qualquer criança autista”.
Em certos momentos, Mion precisou pausar seu desabafo para conter a emoção. “É um medo constante porque é como você ver a pureza mais pura que existe no mundo ser incompreendida, abusada e sofrendo agressão”, explicou.
“Eu só espero que os pais desses moleques façam alguma coisa, eduquem esses moleques para entender o que é o autismo, o que é educação, o respeito e o amor ao próximo”, pediu. “O comportamento do jovem pode ser reflexo do meio em que ele vive, mas também pode ser reflexo da criação que ele tem”.
Mion prestou solidariedade para a família do rapaz agredido e torceu pela recuperação dele. “Se fosse com o Romeo, ele não entenderia por que aconteceu. Eu espero que você esteja bem, que você saiba que você é muito maior que isso. Esses moleques não valem nada, fique longe deles”, completou o apresentador.
REPARAÇÃO PEDAGÓGICA
Já o advogado Marcio Raschkovsky divulgou vídeo falando sobre a necessidade de medidas firmes, pedagógicas, diante do fato.
“As autoridades policiais precisam ser acionadas e tomar providências, pedagogicamente. Esses adolescentes precisam responder processo criminal, na medida do que se pode fazer com menor de idade. Eles podem até ser internados, dependendo da gravidade. Não é só pobre não que responde. Rico também. O síndico deste condomínio precisa mandar uma multa, a mais pesada possível, para os pais destes adolescentes. Por último, esses pais precisam condenados numa ação indenizatória para reparar o dano que eles causaram. É pedagógico. É isso que a gente precisa fazer e é isso que a gente espera”
CONFIRA ABAIXO: