Ramo da Engenharia Civil voltado especificamente para o planejamento, execução, manutenção e gestão de condomínios residenciais e comerciais, a Engenharia Condominial será tema dos artigos da nova integrante da equipe da Revista Meu Condomínio, a engenheira civil Michele Cabral. Sua primeira publicação acontece nesta quinta-feira (12).
A especialista explica que os artigos terão foco em dirimir custos e na orientação, trazendo a informação adequada para cada personagem no âmbito condominial (jurídico, administradoras, síndicos e condôminos.
“Pretendo abordar o contexto da responsabilidade do condomínio e condôminos, manutenções em ordem geral, legislações pertinentes, autovistoria predial, engenharia diagnóstica, além de vícios construtivos deixados pela construtora do empreendimento, que trazem prejuízos à todos os envolvidos e uma sobrecarga na previsão orçamentária”, adiantou.
Michele Cabral justifica a escolha do tema: “após vivenciar diversas perícias de vícios construtivos e já com a formação de síndica profissional, identifiquei no segmento a falta de informações adequadas para uma boa gestão condominial. Sendo assim, quero levar aos envolvidos todas as informações pertinentes à engenharia condominial, no objetivo de trazer esclarecimentos e novas ideias, incluindo redução de custos e demais obrigações não divulgadas amplamente”.
Michelle Cabral é graduada em Engenharia Civil, com pós-graduação em Engenharia Geotécnica e Mediação de Conflitos. É integrante da Associação de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (Abea-RJ) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape). Credenciada pela GEO Rio, com atuação nos Tribunais Estaduais e Federais do Rio de Janeiro como perita jurídica, além de consultoria e assistência técnica processual, com definições das estratégias processuais para obtenção de êxito. Ministra aulas de perícias judiciais para a formação de novos peritos junto à Umperj e MBTEC.