A Câmara de Dirigentes Lojista de Campos – CDL- em parceria com o Sebrae-RJ contando com o apoio integral da Prefeitura de Campos, elevou a categoria de Goitacazes a de capital da moda na noite de sexta-feira (01/07), com a realização do Goitacazes Fashion Day, que lotou a praça São Benedito.
Vinte lojas instaladas em Goitacazes que tem um dos comércios mais vigorosos do município participaram do desfile exibindo suas coleções, que foram desde roupas esportivas até modelos mais solenes como um vestido de noiva.
A passarela ladeada de painéis com motivos de Campos, tinha ao seu termino um telão de alta definição, que exibia o evento, inclusive com imagens feitas por um droner. Todo o desfile foi narrado pela influencer Alessandra Ribeiro que era aniversariante da noite.
A exemplo da 1ª edição do Fashion Day, realizada em março desse ano,na Praça São Salvador no Centro, esse segundo, apresentou um combo de moda, artesanato, gastronomia e música. Foram cinco horas de evento.
– Não tínhamos dúvidas de que seria um sucesso. Goitacazes tem sua potencialidade de comércio reconhecida e atípica. Aqui, o comércio funciona até às 21h como se fosse um shopping. O comércio nunca fecha nem nos feriados. A CDL reconhece isso e decidiu realizar o evento aqui, lembrando que, a próxima parada será em Guarus – disse o presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior.
O coordenador regional do Sebrae RJ, Guilherme Reche destacou que o Goitacazes Fashion Day foi de alto padrão e extremo profissionalismo com a participação efetiva do comércio de Goitacazes e de seus moradores, e que este ganhou mais corpo e entra definitivamente no calendário da moda da cidade.
– Há de se destacar a força do comércio de Goitacazes, o que certamente vai se repetir em Guarus, a exemplo do que aconteceu no Centro na 1ª edição. Foi um sucesso pleno- disse Guilherme.
A infraestrutura montada foi de primeira linha, com tudo integrado: passarela perfilada por cadeiras e coqueiros em vasos de vime, tendo ao lado um pergolado que abrigou o artesanato e a gastronomia, onde as pessoas degustaram licores produzidos com frutos da Baixada Campista.
O evento também teve o apoio do Sistema de Comunicação TerceiraVia, da Rede Record, do Sindivarejo, Sindilojas, Carjopa e outras entidades. Contou com gente famosa como a influencer nacional e blogueira Carol Ramiro, que arrancou aplausos do público durante o desfile. Ela estava na cidade acompanhada do ‘fotógrafo das celebridades’, Gabriel Farhat.
No desfile, modelos profissionais, alguns de Goitacazes, com moda infantil, Kids, Teen e adulto. Os modelos desfilaram sobre o tapete azul e com itens da moda comercializados em Campos, principalmente no comércio de Goitacazes. Foi inovador, com bikes entrando na passarela e também tabuleiros estilizados.
Edvar Júnior e Guilherme Reche
“Estamos na capital da Baixada, que movimenta este comércio tão intenso. Aqui é um verdadeiro shopping a céu aberto e os comerciantes podem contar com apoio da CDL, do Sebrae e da Prefeitura que ajudou na estrutura”, comemora Edvar Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Queremos conectar cada vez mais as empresas aos clientes e fazer eventos que promovam geração de negócios para o comércio e traga de maneira viva e dinâmica os empreendedores que querem alcançar mais resultados. Fazemos disso um evento público e cultural integrando a sociedade no coração do comércio de bairros e de centros urbanos, pautando a comunicação com o cliente e gerando encantamento”, frisou o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche.
A festa foi agitada pelo DJ Rafa Carneiro e depois com música do cantor Apollo.
Alessandra Ribeiro
Já Alessandra Ribeiro lembrou o sucesso do primeiro evento, em 31 de março. “O primeiro foi um grande sucesso e trouxe entusiasmo à classe comercial. Percebo a importância para os comerciantes do apoio e do investimento, principalmente no acreditar do público em cada negócio. O local foi estrategicamente escolhido em Goitacazes, por ser o coração da Baixada. Os moradores vem nos prestigiar, sem pagar entrada, vemos a participação da dona de casa, dos que chegam do trabalho, dos que passam aqui, porque são para estas pessoas que os produtos do comércio são direcionados”, conta Alessandra.
Na gastronomia quitutes, pasteis gigantes, crepes, licores, chopp artesanal.”
PRODUÇÃO
Carlos Frederico Silva
A produção do evento ficou por conta de Carlos Frederico Silva e das consultoras do Sebrae, Loura e Morena Mendes. “Estamos muito satisfeitos desde o primeiro evento na Praça São Salvador e agora em Goitacazes, neste novo momento da moda. Somos uma equipe que deu certo, por isso o sucesso é garantido. Estamos vendo a produção de cada look na passarela, adorei conhecer e fazer compras no comércio daqui. Compramos, fomos à padaria e convivemos com as pessoas entendendo a região de Goitacazes para a produção do evento”, disse Fred.
“Os empresários têm ficado cada vez mais satisfeitos. Fazemos a produção de moda e está sendo um boom, mostrando a moda da cidade e da região. Eu mesma não sabia que Goitacazes tinha tanta loja e produção bacana e, agora, no inverno, com sobreposições e cartelas de cores que estão em alta”, informou Morena Mendes.
Lidiane Rangel
A empresária Lidiane Rangel levou modelos mirins para desfilar. “Minha loja está sendo representada no desfile. Estou achando tudo incrível, uma oportunidade única, é minha primeira participação com a loja infantil que tem o público de 0 a 16 anos, além de comercializar brinquedos, cama, mesa e banho”, disse Lidiane.
Depoimento de Moradores
O evento reuniu centenas de pessoas. A professora e artesã Laurine Coutinho, de 78 anos, foi prestigiar o evento. “Moro aqui e não poderia faltar neste evento de moda tão bonito”.
“Vim para assistir ao desfile e ficar por dentro da moda, pois já compro aqui no comércio”, disse a estudante Clarissa Nascimento, 22 anos.
Flávia das Dores Nascimento de 43 anos, também prestigiou o evento. “Vim ficar por dentro da moda, dos looks e das bijuterias, pois sou cliente do comércio local”, contou.
Prefeitura de Campos
“É importantíssimo este trabalho de interação entre o Sebrae e a CDL, com a prefeitura apoiando este segundo evento, levando o que temos de melhor, como música, moda e artesanato para toda a cidade. É uma ação de governo com a presença de várias secretarias representadas”, destacou Felipe Knust, secretário de Desenvolvimento Econômico.
“A Fundação apoia os eventos que envolve a cultura do município e este evento da CDL tem esta característica cultural ligada à moda, ao desenvolvimento econômico e ao turismo. O artesanato maravilhoso da Baixada está aqui representado e sendo comercializado”, frisou Auxiliadora Freitas, presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima.
A segurança do evento ficou por conta da Secretaria de Postura e da Guarda Civil Municipal.