Muito se fala sobre a falta de representatividade política de uma categoria que reúne mais de 420 mil pessoas em todo Brasil: síndicos e síndicas. Sejam profissionais ou moradores, na maioria das vezes eles têm que lidar decisões oriundas dos poderes Executivo ou Legislativo, sem que opinassem. Para tentar quebrar este ciclo, representantes do segmento decidiram colocar seus nomes na disputa 2024. É o caso de Vanessa Quintanilha, esposa do palestrante reconhecido nacionalmente Fábio Quintanilha, candidata a uma vaga no Legislativo de São José, na grande Florianópolis; e de Gabriel Nunes, síndico profissional que concorre em Campos dos Goytacazes pelo PMB. Ambos enfrentam uma eleição pela primeira vez e acreditam que podem auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor condominial.
Gabriel Nunes justifica sua decisão de entrar para a politica: “A cada dia que passa é desesperador a quantidade de pais e mães de família pedindo emprego, isso mostra a ineficiência do município em dar incentivos para empresas, fábricas e indústrias se instalarem em Campos, não temos nem o básico que são saúde e transporte, então senti um chamado de entrar na política para tentar mudar essa realidade”.
O seu principal projeto é dar isenção fiscal para empresas e fábricas se instalarem em Campos para criar desenvolvimento econômico e gerar emprego. O segundo é o combate à corrupção, “pois é o princípio de todos os males. O dinheiro é destinado à saúde, por exemplo, mas não chega até seu destino final, porque há desvios no meio do caminho. Por último, não menos importante, é a causa pet e a inclusão social”, comenta o síndico.
Quem é – Seminarista até os 21 anos, Gabriel fez curso técnico, foi ajudante de pedreiro, motoboy, vendedor ambulante, entre outras ocupações. Descobriu sua verdade vocação como síndico morador do seu condomínio, aonde se qualificou e chegou a administrar sete condomínios de grande porte, total de 2.400 apartamentos. Foi quando abriu uma administradora de condomínios e hoje presta serviços de síndico profissional e administradora.
Vanessa é formada em Administração e atuou no mercado de seguros durante grande parte de sua carreira. Em 2017, deixou a segurança do emprego de carteira assinada e se tornou Pessoa Jurídica. Em 2022 tomou outra decisão significativa: deixar a empresa onde estava vivendo a melhor fase profissional da sua vida para apoiar o marido no crescimento da empresa de ambos, Síndicos de Valor. Sobre a iniciativa de se candidatar, Vanessa explica:
“Muitas vezes esquecemos que um terço da população já vive em condomínios e esse fato merece a devida atenção dos vereadores. Os condomínios se tornaram verdadeiros ecossistemas, comparáveis ao tamanho de muitos bairros. Imagine um condomínio com 600 unidades e mais de 2.500 pessoas – é um enorme desafio para um síndico garantir uma gestão eficiente se o poder público não oferecer suporte adequado. Infelizmente, ainda faltam iniciativas dos vereadores para aumentar a segurança nos condomínios, criar canais de atendimento especializados para síndicos nos órgãos públicos, disponibilizar cursos técnicos e até oferecer assistência psicológica para proteger a saúde mental desses gestores. Um síndico bem preparado e saudável pode impactar positivamente a vida de milhares de moradores nas cidades. Isso é algo que precisamos valorizar e fomentar”, pontua.
Se eleita, entre os projetos voltados para o segmento condominial que pretende implementar estão:
* Integração das câmeras dos condomínios ao sistema de monitoramento da Polícia Militar , aumentando a segurança local;
* Desenvolvimento de cursos técnicos gratuitos para síndicos, promovendo capacitação e profissionalização;
* Criação de um canal de atendimento exclusivo para síndicos dentro das repartições públicas, facilitando o acesso a serviços e informações;
* Treinamentos de brigadistas para síndicos e moradores, fortalecendo a segurança interna dos condomínios.