Com a expansão do mercado condominial, houve o crescimento proporcional da necessidade de discutir problemas e soluções para o segmento. Com esse objetivo, foi realizado em Campos dos Goytacazes, no dia 31 de outubro, o 3º Encontro de Síndicos e Condôminos. O encontro ocorreu no auditório da Universidade Candido Mendes com o tema, “Conselho Nacional de Síndicos e Condomínios: um projeto que vai impactar o mercado condominial”.
Idealizadora do evento, a síndica profissional Nathália Duarte ressalta que a proposta surgiu devido à falta de elementos que contribuam para uma melhor compreensão na área condominial. “Durante o evento, geramos troca de informações, conhecimentos e experiências, trazendo para mais perto os personagens que compõem a narrativa real de um condomínio, síndico, condôminos e terceirizadas”, pontua.
O encontro abordou também a importância da profissionalização dos síndicos e a necessidade de um ambiente de credibilidade para o segmento, além da criação do Conselho Nacional de Síndicos e Condomínios.
“Ninguém mais aguenta a mesmice com que problemas sérios do ponto de vista condominial hoje são tratados em suas realidades. Por isso, um grupo de pessoas no Rio de Janeiro, desde outubro de 2022, vem desenvolvendo um projeto de lei para a regulamentação da atividade de síndicos e criação de um Conselho Nacional de Síndicos e Condomínios, a princípio de natureza privada e, posteriormente, sendo validada, por lei, para compor de forma coercitiva essa obrigação e fiscalização de uma atividade que tem levado milhões de pessoas a padecerem nas mãos de sindicaturas irresponsáveis”, pontua Nathália.
E completa: “Além do mais, o projeto também aborda administradoras recomendando o fim da conta pool e demais ações que protejam de fato e de verdade o morador dos arbítrios ou das omissões dos agentes mais ligados à gestão condominial. A proposta será em breve fomentada de forma oficial em uma reunião aberta que contará com a presença de todos que desejarem participar e, por conseguinte, fazer parte da política e do compliance deste Conselho Privado de Síndicos e Condomínios, bem como se submeterem à classe dos que de fato têm seu trabalho auditado e aprovado, permanecendo, assim, em uma atmosfera de mérito e resultados positivos”, conclui.
Os convidados do encontro foram o deputado federal Otoni de Paula; o empresário e idealizador do projeto de lei, Edmilson Júnior; a advogada e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da 52ª Subseção de Rio das Ostras, Patrícia Chambela; e o advogado e professor universitário Douglas Leonard.