Parte de um prédio residencial do tipo “caixão” — modelo de construção de alvenaria sem uso de pilares ou vigas de sustentação — desabou na manhã desta terça-feira (6), no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife (veja vídeo acima). A estrutura ruiu apenas dois dias depois que o imóvel foi interditado pela Defesa Civil, no domingo (4).
Segundo a prefeitura, não há registros de vítimas. Porém, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas para fazer uma varredura no local e verificar se, de fato, ninguém foi atingido.
O acidente aconteceu às 10h51, no Edifício Kátia Melo, localizado na Rua Joaquim Marquês de Jesus. O prédio tinha quatro pavimentos, incluindo três andares e o térreo.
Imagens enviadas à TV Globo mostram os escombros no terreno onde ficava o prédio. Segundo a Defesa Civil de Jaboatão, o residencial apresentava vários sinais de risco de desabamento, como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura.
De acordo com testemunhas, equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar foram deslocadas para o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 10h57, junto com o Corpo de Bombeiros.
Uma moradora do Edifício Kátia Melo, identificada apenas como Alneide disse à TV Globo que vivia no segundo andar do prédio e afirmou que a estrutura do imóvel vinha dando sinais de desgaste nos últimos dias.
“No meu apartamento, a grade não estava fechando e chamei um serralheiro para abrir. Ele me disse ‘se acontecer isso de novo, esse prédio está cedendo’. Quando foi uns dias depois, no sábado, começou a porta encostando no chão e ficou sem abrir. Meu vizinho consertou, mas, no domingo, a porta não abria mais de novo. Aí eu me desesperei, porque de um dia pro outro, a porta que eu tinha consertado não abria mais… Quer dizer: estava cedendo”, relatou.
Após o desabamento, a Neoenergia informou que também enviou uma equipe ao local e cortou a energia da área para evitar novos acidentes.