A Prefeitura de Campos pretende fazer diversas intervenções em pontos da cidade, dentro do Plano Viário a ser desenvolvido até 2028. Entre elas, construção de viadutos na Avenida Nossa Senhora do Carmo que dá acesso a condomínios próximos ao Parque Rodoviário, no trevo da interseção com a BR-101. O objetivo é encurtar distâncias e destravar trechos críticos. O projeto foi apresentado nessa segunda-feira, 26, pelo subsecretário de Mobilidade Urbana, o engenheiro Sérgio Uébe Mansur na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) em Assembleia Geral Ordinária.
Outro ponto de destaque do Plano Viário é a duplicação da Estrada do Carvão (entre Chatuba e Ceramistas), importante via de acesso alternativo à cidade, em caso de interdição da BR-101. O plano considera essa via estreita e sem acostamentos, correspondendo ao único acesso a uma área de visível expansão urbana.
A implantação dessa duplicação deverá ser feita antes que novos empreendimentos a impeça. A interligação da Avenida 28 de Março com a BR-101 é prevista para facilitar a integração da área urbana e está sendo programada com o mínimo de desapropriações. Essa interligação da Avenida 28 de Março com a BR-101 implica neste primeiro momento na construção de um viaduto, sendo a opção mais adequada.
Urbanização das Linhas férreas
A Urbanização das linhas férreas faz parte do plano, mais sua execução tem um prazo mais longo, com previsão de conclusão em 2032. O projeto consiste no aproveitamento do leito da antiga ferrovia Rio-Vitória, atualmente abandonada e bastante depredada, resultando em depósito de lixo e criadores de vetores de doenças. Tais pontos, segundo o Plano Viário, serão transformados em novas vias e ciclovias, gerando alternativas de mobilidade para a população e também desenvolvimento turístico.
O projeto foi dividido em três trechos:
- Trecho Sul – entre a BR-101 próximo ao condomínio Recanto das Palmeiras até a BR-101 na estrada de acesso ao morro do Itaóca;
- Trecho Central – entre a BR-101 no Parque Rodoviário até a Avenida Carmem Carneiro (com aproveitamento da ponte ferroviária);
- Trecho Norte – entre a Carmem Carneiro (Jardim Carioca) até Travessão. Representa trecho necessário à interligação da RJ-194 (Ponte da Integração) com a BR-101, de modo retirar da área urbana o trânsito pesado.