A garagem costuma ser pivô de muitas crises dentro de um condomínio. Basta uma pessoa desatenta (ou mal intencionada mesmo) estacionar no local errado, e pronto! A paz no residencial pode estar com os dias contados. Nessas horas é importante saber como proceder para evitar mais conflito.
É importante lembrar que cada condomínio pode ter suas próprias regras e procedimentos para lidar com esse tipo de situação. Caso não seja este o caso do seu residencial, a Revista Meu Condomínio listou algumas ações que podem ser adotadas. Confira!
- Verifique se existe sinalização: Confirme se a vaga possui uma sinalização clara indicando que é de uso exclusivo. Caso exista, tire fotos como evidência.
- Comunique ao síndico ou administradora a situação, relatando o ocorrido e fornecendo todas as informações relevantes, como data, horário e identificação do veículo.
- Tente resolver de forma amigável, entrando em contato com o vizinho responsável pelo veículo. Peça gentilmente para que ele remova o veículo da vaga.
- Registre reclamação formal, caso não seja possível resolver de forma amigável. Essa reclamação pode ser feita no livro de ocorrências do condomínio ou no aplicativo da Administradora.
- Se todas as tentativas anteriores não surtirem efeito, considere consultar um advogado especializado em questões condominiais para avaliar a melhor forma de resolver o problema legalmente.
- Lembre-se de reunir todas as provas de que houve e infração e tentativas de resolução amigáveis.