Uma bicicleta elétrica da marca Lev explodiu durante a madrugada de terça-feira (14) e provocou um incêndio que destruiu o apartamento de uma professora na Praia do Flamengo, Zona Sul do Rio. A bicicleta estava sendo carregada numa tomada dentro do imóvel. O fogo começou por volta das 3h, enquanto ela e quatro familiares dormiam, de acordo com a coluna do Ancelmo Gois, de O Globo.
Segundo a professora, o irmão acordou com o barulho da explosão e conseguiu alertar os outros. “Os bombeiros disseram que provavelmente teríamos morrido sufocados”, contou. Três gatas da família estão internadas após inalarem muita fumaça.
O incêndio destruiu todos os eletrodomésticos e móveis da sala e da cozinha. O imóvel é alugado, e a professora ainda avalia o prejuízo. “Perdemos quase tudo. Foi uma tragédia”, lamentou.
A professora contou que há mais de um ano costumava carregar as bicicletas elétricas dentro de casa. Na noite do acidente, apenas a do filho estava na tomada. “Não tinha ideia do perigo”, disse.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, explosões e incêndios causados por baterias de lítio, usadas em bicicletas e patinetes elétricos, têm se tornado cada vez mais frequentes no Rio. O ideal é nunca carregar o equipamento sem supervisão e evitar locais fechados, principalmente durante a noite.

