Alguns moradores do bairro Pelinca, em Campos dos Goytacazes, questionaram a instalação de uma placa de embarque e desembarque na Rua Nações Unidas, em frente ao prédio residencial Contemporâneo. O estranhamento se deve à escolha do local para colocar a placa, já que não é um espaço comercial, escola, ou qualquer estabelecimento que demande uma vaga reservada para este fim.
Além disso, tem o agravante pela impossibilidade de estacionar no trecho em que a placa foi instalada, já que, segundo o Código de Trânsito Brasileira (CTB), cabe multa e remoção do veículo, por ser uma infração média. Atualmente, o valor a se pagar é de R$130, 16.
A equipe de reportagem entrou em contato com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), buscando um posicionamento sobre o questionamento dos moradores, no entanto, não houve resposta até a publicação desta matéria.
Segue trecho do CTB:
“Art. 181. Estacionar o veículo:
XIII – onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo ou, na inexistência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes e depois do marco do ponto:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.”
Fonte: J3News