O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entregou, na tarde do último sábado (5), 772 títulos de posses para os moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, no Parque Aeroporto. A regularização das famílias do residencial foi conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que desde 2021 acompanham e assiste os moradores.
Na cerimônia de entrega, o prefeito relembrou o compromisso firmado por seu governo de regularizar a situação do Conjunto Habitacional. “Eu sei que muita gente aqui não acreditava mais, mas o sonho chegou e hoje esses moradores vão ter a casa própria. Esse título entregue a cada pessoa hoje reconhece a posse legítima por tempo indeterminado. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, mas não vamos parar de trabalhar pelas pessoas”.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, agradeceu a colaboração dos moradores durante o processo de regularização e destacou o trabalho do prefeito durante os últimos 4 anos para resolver a situação. “Foi muita vontade política do prefeito Wladimir Garotinho para regularizar a situação desses moradores, várias reuniões e, se não fosse esse empenho, a Caixa Econômica não conseguiria isso. É importante lembrar também que a gente não vai deixar de contemplar, no futuro, as pessoas que foram anteriormente contempladas e que não conseguiram ficar com as casas. Ninguém está tirando o lugar de ninguém”.
A entrega dos títulos aconteceu ao final da 18ª edição do programa Morar com Saúde, da Secretaria de Governo, que durante toda a manhã ofereceu diversos tipos de atendimentos de saúde, cidadania e beleza para os moradores do residencial. Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, também promoveu um sorteio de brindes, doados pela Auto Escola União, parceira do governo. Os moradores puderam concorrer a ventiladores, liquidificadores, sanduicheira e uma geladeira.
Para a moradora do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, Vanda Alves, a regularização do imóvel é uma vitória. “É com imensa satisfação que eu recebo esse título. Eu luto há muitos anos para poder ter a minha moradia digna e hoje recebendo esse título eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, por tudo na minha vida. Eu sou muito grata de poder falar que hoje eu tenho um lar, um teto para os meus filhos”, comemorou Vanda.
Também prestigiaram o evento o deputado estadual e secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauarie; o secretário de Governo, Rui Crispim; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardinho; o secretário de Serviços Públicos, Diego Dias; a superintendente de Limpeza Pública, Simone Muniz; a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves; entre outras autoridades, como vereadores e empresários.
Novas casas
Em 2024, o prefeito Wladimir Garotinho assinou a declaração para construção de 600 moradias por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Três contratos já foram assinados, dois deles visando à construção de 400 casas em Donana. O outro foi para a construção 200 unidades habitacionais no Jardim Ceasa, em Guarus, que terão entre os primeiros beneficiados os cadastrados no Aluguel Social da Prefeitura e os do conjunto Novo Horizonte que não conseguiram tomar posse. A construção das unidades ficará a cargo da Predifort Engenharia. Relançado em 2023, o Minha Casa, Minha Vida tem como objetivo ampliar o acesso à moradia para a população em situação de vulnerabilidade social.