Um condomínio residencial de luxo foi inundado após as fortes chuva que atingiram as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O espaço de acesso restrito a moradores tem cinco quilômetros de extensão e aproximadamente 1.200 casas. Outro condomínio de luxo atingido foi o Jardim Acapulco, no Guarujá, onde moram os jogadores Robinho e Neymar.
Entre sexta-feira e sábado, o litoral de São Paulo registrou maior chuva já ocorrida no Brasil. Trinta e seis pessoas morreram e há desaparecidos.
O residencial fica na Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, na altura do km 193, na Praia da Boracéia, em Bertioga. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 673 milímetros de chuva nas últimas 15 horas.
A cidade apresenta vários pontos de alagamentos, registrou deslizamentos de terras e queda de barreiras. O órgão alertou que os motoristas evitem a região e, se possível, fiquem em casa.
As chuvas que caíram entre sexta-feira (18) e sábado (19) no Litoral Norte de São Paulo foram as maiores registradas em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Cemaden instalou a maior parte dos pluviômetros, mecanismo que verifica a quantidade de chuva, da rede de observação do país em 2013.
O volume que caiu em Bertioga, 683 milímetros acumulados no período, é o maior registro do sistema até o momento. Na tragédia de Petrópolis, em 2022, foram registrados 534,4 milímetros. Já o recorde do Inmet, de 1991, da cidade de Florianópolis, é de 404,8 mm em 24 horas.
Veja abaixo vídeo do condomínio Jardim Acapulco,no Guarujá, São Paulo, onde oa jogadores Neymar e Robinho possuem casa.