A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Campos dos Goytacazes, que apura problemas relacionados à Enel, realiza na próxima terça-feira (24) uma audiência pública para ouvir síndicos, representantes de condomínios, entidades, advogados, sindicatos e demais clientes prejudicados pela concessionária de energia.
O evento, batizado de “Dia D”, acontece das 9h às 15h e será aberto à população. Estão confirmados os depoimentos do diretor-presidente da Enel, de síndicos de condomínios residenciais, do Sindicato dos Ceramistas, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) — que sofreu danos em equipamentos devido a quedas de energia —, além de representantes do Procon, advogados e famílias que alegam ter sofrido prejuízos, incluindo casos de mortes por eletrocussão no município.
De acordo com os vereadores que compõem a CPI, a maioria dos convidados já formalizou algum tipo de reclamação contra a Enel, seja por quedas constantes de energia, prejuízos financeiros, equipamentos queimados ou cobranças abusivas.
Na quinta-feira (19), os parlamentares realizaram um sobrevoo na região do Shopping Estrada e do Shopping Partage, com o objetivo de mapear os condomínios que convivem frequentemente com os problemas no fornecimento de energia.
— No Dia D queremos mostrar para a Enel a necessidade de investimento em uma subestação no Parque Rodoviário, para atender essa região que vem crescendo bastante. Trata-se da área com maior concentração de condomínios horizontais de Campos — afirmou Nildo Cardoso, presidente da CPI da Enel
Segundo o parlamentar, o relatório final da Comissão será lido no dia seguinte, quarta-feira (25), quando serão apresentadas as conclusões e os possíveis encaminhamentos do inquérito parlamentar.
Mortes
Dois homens morreram eletrocutados em uma rua do Parque Boa Vista, em Campos dos Goytacazes, no dia 7 de maio. As vítimas foram identificadas como Rodrigo da Silva Rodrigues e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro.
De acordo com a Polícia Militar, os corpos foram encontrados parcialmente carbonizados ao lado de uma motocicleta completamente queimada.