As empresas Mobileye, Benteler e Beep anunciaram que estão colaborando entre si para desenvolver um novo veículo elétrico autônomo para o transporte de passageiros. Ainda sem data de lançamento, o veículo deve entrar em produção em 2024 e será usado em comunidades privadas dos EUA, como condomínios fechados. A informação é do site Automotive Business.
A Benteler ficará a cargo de criar o carro em si, enquanto a Mobileye cuidará de todo o software de direção autônoma e a Beep cuidará do sistema de operação.
“Transportadores autônomos são a solução para o futuro do transporte público”, disse em nota Marco Kollmeier, diretor da Benteler.
“Esses veículos precisam ser robustos para uso comercial ou público 24 horas por dia, com custos otimizados e conforto excelente para os passageiros”, afirmou.
“Os benefícios completos da autonomia só podem ser atingidos com escala”, afirmou Johann Jungwirth, vice-presidente de Mobility-as-a-Service na Mobileye. “Trabalhando com a Beep e a Benteler, a Mobileye pretende produzir em massa uma solução de mobilidade autônoma para primeira e última milha que irá permitir o movimento seguro, conveniente e acessível das pessoas na América do Norte”, disse ele.
A Mobileye, empresa israelense que serve como braço da Intel para mobilidade, deve iniciar sua operação comercial de robotáxis em Munique (Alemanha) em 2022. Testes já são feitos pela companhia na cidade e também em Jerusalém (Israel), Detroit (EUA), Xangai (China), Tóquio (Japão) e Nova York (EUA).