Um prédio residencial de 133 apartamentos e 23 andares, sendo 19 pavimentos residenciais, foi evacuado no início desta terça-feira 13, na Praia Grande, litoral sul de São Paulo.
A evacuação foi determinada após visita de técnicos da Defesa Civil que identificaram um colapso estrutural em três colunas no subsolo do edifício.
Como ação emergencial, foram colocadas estacas de ferro na garagem do edifício com o objetivo de evitar o colapso. Até o momento, segundo avaliação da Defesa Civil, o prédio “não corre risco de desabar”.
Outra ação para conter os danos foi o esvaziamento das caixas de água do edifício. A medida deve reduzir o peso sobre as colunas danificadas.
Ao longo das últimas horas, informou a Defesa Civil, não foi constatado nenhum novo dano da edificação pelos peritos.
O colapso das três colunas estruturais ocorreu após uma explosão do concreto que cerca as ferragens da estrutura, deixando as vigas à mostra. Um laudo deverá apontar os fatores que causam o rompimento das colunas.
Apesar da ação emergencial adotada, ainda não se sabe até quando o prédio ficará interditado. Segundo a prefeitura da cidade, para ser liberado, o condomínio precisará apresentar uma série de documentações técnicas.
(Fonte: Carta Capital)