O pai e empresário do jogador Neymar Jr. recebeu voz de prisão, nesta quinta-feira (22), da secretária do Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto, durante fiscalização na mansão do jogador no município da Costa Verde do Rio.
Nas imagens, Shayenne solicita ao empresário a licença da intervenção que foi feita em um lago. Neymar Santos, então, questiona o motivo do pedido. Em seguida, diz que tem a licença, mas que não iria apresentar naquele momento. Em um outro trecho do vídeo, já no interior da propriedade, o empresário se altera e pede para a secretária “abaixar a bola”.
Segundo a Prefeitura de Mangaratiba, a medida foi tomada com base no artigo n° 331 do Código Penal, que torna crime o desacato ao funcionário público no exercício da profissão. No entanto, logo após a voz de prisão, atendendo a um pedido da assessoria de Neymar Santos, o mesmo foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo.
A operação na residência do jogador do clube Paris Saint-Germain foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do município. A ação se deu após denúncias baseadas em postagens de redes sociais, que mostravam uma grande obra sendo feita, sem autorização ambiental, na propriedade do jogador.
Diversas infrações ambientais foram descobertas pela equipe da prefeitura, tais como: desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.