A Prefeitura de São Paulo anunciou que, a partir deste mês, imagens de câmeras externas de condomínios residenciais passarão a integrar o sistema de segurança Smart Sampa.
O Edifício Outeiro dos Pássaros, localizado na Rua Presidente Antônio Cândido, no Alto da Lapa, zona oeste da cidade, será o primeiro a compartilhar, de forma voluntária, as imagens de três câmeras direcionadas para vias públicas.
A adesão foi formalizada após o síndico do prédio manifestar interesse. A proposta passou por análise documental e os equipamentos foram verificados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), que aprovou o credenciamento. O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial no último dia 4.
Atualmente, o Smart Sampa conta com 31,3 mil câmeras ativas instaladas em pontos estratégicos da cidade, 20 mil do próprio programa e outras 11,3 mil de parcerias com entes privados. Com a participação de condomínios residenciais, a expectativa é ampliar a capilaridade da vigilância urbana, reforçando a prevenção e combate à criminalidade.
A Prefeitura incentiva empresas, concessionárias e cidadãos a aderirem ao Chamamento Público do sistema, desde que os equipamentos estejam voltados para áreas públicas. No caso dos condomínios, é necessário apresentar documentação como RG e CPF do síndico, CNPJ da unidade, convenção condominial e ata da última eleição de síndico, além de assinar um termo de cessão das imagens.
O programa utiliza algoritmos capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos — como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil.
Os interessados devem se inscrever no site do Smart Sampa.
Fonte: Antena 1