A tecnologia dos totens de câmeras inteligentes, que já vem transformando a segurança urbana em diversas regiões do país, está chegando a Campos dos Goytacazes. Mais do que simples dispositivos de vigilância, os equipamentos são inteligentes e contam com recursos avançados, como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, conforme explica o empresário e especialista em segurança pública, Geraldo Rangel, responsável pelo projeto.
“Esses totens são inteligentes, com inúmeras possibilidades e o sistema pode ser configurado de acordo com a necessidade de cada cliente”, destaca.
Segundo Rangel, a transmissão das imagens pode ocorrer em tempo real, dependendo da modalidade contratada. “Na versão premium, por exemplo, a visualização é ao vivo”, explica. Além disso, há possibilidade de armazenamento das imagens por períodos específicos, definidos conforme o tipo de serviço.
A segurança das informações captadas é outro ponto do projeto. Todo o processo, segundo Geraldo, segue os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que as imagens e dados sejam tratados com sigilo. “As imagens somente serão disponibilizadas aos órgãos públicos competentes”, reforça.
Sobre a regulamentação, Rangel esclarece que cada município pode adotar normas próprias relacionadas à vigilância urbana. “As prefeituras são consultadas previamente antes da instalação”, pontua.
Os resultados já podem ser sentidos em locais onde os totens foram implantados, especialmente em São Paulo. “O quantitativo de totens no estado dá uma real dimensão da importância desse recurso tecnológico”, avalia.
Em Campos, os primeiros totens foram instalados no condomínio Athenas, localizado no Parque Rodoviário, ampliando o monitoramento e a sensação de segurança. A expectativa é que o sistema ajude a inibir práticas criminosas e facilite o trabalho das forças de segurança.
Com os bons resultados, há planos de expansão. “Estamos divulgando o produto e seus recursos justamente para que pessoas, empresas e condomínios possam compreender sua qualidade e importância”, conclui Rangel.
Tecnologia e segurança
A ostensividade exclusiva das Torres de Segurança desempenha um papel crucial para desencorajar potenciais infratores, pois transmite uma mensagem clara que o local é protegido. Além disso, aumenta a sensação de segurança dos moradores e visitantes do condomínio, pois eles se sentem mais protegidos ao perceberem que medidas preventivas estão em vigor.
As torres têm três metros de altura nas versões 180° e 360° e o sistema conta com sirene de alta potência, Giroflex e LED para prevenir crimes e inibir suspeitos. As câmeras High Tech são equipadas com visão noturna.
As câmeras identificam placas veiculares em tempo real. Os dados são cruzados com bancos de informações para detectar irregularidades, como roubos e infrações, além de ajudar na gestão do trânsito e segurança da cidade.

