A Defesa Civil divulgou alerta sobre possibilidade de chuvas intensas entre terça-feira (8) e sexta (11). Segundo o órgão, são esperados cerca de 100mm de chuva em Campos, volume referente a um acumulado de 30 dias neste período. Também há previsão de chuvas fortes nas regiões de influência hídrica do Paraíba, situação que, somada ao aumento da vazão dos reservatórios, poderá resultar em elevação do nível do rio Paraíba do Sul em Campos.
Há cerca de duas semanas, chuvas intensas no município e no Estado de Minas elevaram o Paraíba ao nível de transbordo (lembre AQUI).
“Começamos a notar, desde hoje, uma elevação lenta no Paraíba: 8,26 metros às 8h, e 8,28 metros às 14h. Com o aumento da vazão nos reservatórios e o registro de chuvas intensas nas regiões a montante (acima), é possível sinalizar que a chegada destes volumes irá provocar a elevação significativa do nível do Paraíba. Estamos atentos ao cenário, acompanhando toda a situação e iremos orientar a população sobre o que fazer em cada momento, além de dar todo o apoio necessário para que possíveis impactos sejam minimizados”, adiantou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
De acordo com o Setor de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil, a previsão de chuvas intensas, com possibilidade de pancadas de chuvas fortes a muito fortes, se dá a partir da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul na região Sudeste do Brasil. O órgão orienta atenção e precaução, principalmente moradores de áreas suscetíveis a riscos. Em caso de emergência a Defesa Civil deve ser acionado pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
Nova subida — Como anunciado pelo Setor de Monitoramento no último dia 1º, o Paraíba registrou aumento de seu nível na última semana, alcançando a cota de 9,02 metros às 23h30 da última sexta-feira. O nível começou a baixar no sábado, chegando a cota de 8,25 metros na manhã desta segunda-feira (07). Na semana passada, a elevação foi motivada pelo acumulado de chuva na região Noroeste, parte da região Norte e em Minas Gerais. Desta vez, a elevação se dará em razão do aumento da vazão nos reservatórios e a previsão de chuva nas regiões a montante.