Campos – O Rio Paraíba do Sul atingiu cota de transbordo (10,40 m) às 16h30, desta terça-feira (11), e, às 17h15, o nível do rio já estava em 10,43 m. A tendência é de que a elevação prossiga na média de 2 a 4 centímetros por hora, em razão do grande volume de água que o Paraíba ainda está recebendo de sua calha principal e de seus afluentes.
Em função o aumento do nível do rio, a água do Paraíba já retorna pelas galerias em alguns bairros. Agentes da Defesa estão utilizando sacos de areia nas galerias para tentar diminuir o volume de saída de água nesses pontos.
Antes de alcançar a cota de transbordamento, as águas já afetavam famílias na comunidade da Coroa e na Ilha do Cunha. Vinte famílias estão desalojadas no Município.
Veja a situação em outros municípios:
Em Cardoso Moreira, o nível do rio Muriaé esta em 9,06 m. A cota de transbordo é 8 m. Há 150 desalojados. Vinte e cinco ruas foram atingidas em sete bairros. A BR 356 está com água atravessando a pista.
Em Itaperuna, o Muriaé recuou 7 cm, segundo medição da Prefeitura realizada às 15h15, registrando 5,34 m.
Em São Fidélis, caiu uma chuva intensa a tarde e a água invadiu algumas ruas. Às 15h30, o nível do Paraíba era de 6,11m, enquanto o transbordo é 5,70m.
(Matéria em atualização)