Como colocar em prática a gestão humanizada em seu condomínio?
Sempre refletimos sobre isso e chegamos à conclusão que se trata de uma gestão em constante transformação. Isso porque cada um dos colaboradores carrega consigo uma experiência prévia, sua personalidade, história pessoal e propósitos. O que tentamos fazer, dia após dia, é aprender com a equipe, deixar o diálogo aberto para que todos consigam se ouvir e, assim, fazer fluir a convivência no cotidiano de cada um, independentemente dos postos que ocupam.
Escolhi compartilhar aqui alguns dos valores que podem ser aplicados para manter a gestão de seu condomínio sempre fiel à sua proposta humanizada. A gestão humanizada nos processos empresarias já é uma realidade em diversas organizações que buscam valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de todos em prol da geração de bons resultados. Ela pode ser uma ferramenta muito útil na administração de condomínios, pois permite que o gestor promova um ambiente de bom relacionamento e convivência entre os condôminos. Quer entender melhor como o modelo de gestão humanizada pode colaborar para uma boa gestão do condomínio? Então continue lendo este artigo!
O que é Gestão Humanizada em condomínios?
É a forma de administrar que alia satisfação dos condôminos com os interesses do condomínio. Proporciona um ambiente mais harmônico, com respeito e valorização dos interesses dos moradores e colaboradores. Ou seja, a gestão humanizada se apoia na empatia pelas necessidades das pessoas, se preocupando com o bem-estar coletivo.
Pilares da Gestão Humanizada em condomínios
1 – Investir em potencial – Cada um dos colaboradores tem algo a oferecer: Quando investe-se em treinamentos e workshops, abrimos espaço para conversas, conseguimos identificar e extrair de cada um deles o que há de melhor, que pode contribuir para seu crescimento pessoal, inspirar os demais colegas e elevar seu nível profissional .
2 – Confiança e motivação: Um líder não existe para “mandar” ou passar o dia dando ordens – e nenhum colaborador quer esse relacionamento. A troca no trabalho deve ir além: enquanto o líder precisa ter escuta ativa, dar o exemplo e observar os demais membros da equipe, o colaborador quer sentir que se trabalho têm um significado, impacto real e que contribui para o morador de forma ampla. Para isso, depositamos nossa confiança no trabalho dos colaboradores e abrimos espaço para que eles deem suas ideias. Não há nada mais motivador do que saber que você faz a diferença.
3 – Reconhecimento – pontar erros, melhorias e críticas construtivas são ações que fazem parte do dia a dia de todo negócio. Mas um bom gestor também deve saber quando reconhecer os esforços e conquistas de sua equipe. Uma vez que você, como líder, deposita sua confiança em outra pessoa, é necessário estar próximo para apoiar quando um erro acontece, e orientar para a correção, mas também reconhecer os pontos positivos.
4 – Observar: É importante para conhecer as especificidades de cada condomínio. Através dela, consegue-se entender o cenário e identificar meios para implementar uma gestão humanizada de acordo com as necessidades do empreendimento.
5 – Criar laços: Ter bom relacionamento com todos os envolvidos no dia a dia do condomínio. Criar conexão e estabelecer uma relação de confiança possibilita maior abertura para conversas e resolução de problemas futuros.
6 – Estar aberto a mudanças: um gestor que adota a gestão humanizada é acessível para rever processos e atender a todas as solicitações, da melhor forma possível. Um condomínio possui pessoas com pensamentos e personalidades diferentes, é preciso estar aberto a mudanças e fazer adaptações pensando sempre no que é melhor para o bem coletivo.
Quais são as vantagens de praticar o modelo de gestão humanizada em um condomínio?
Diante de tudo que foi apresentado até agora, podemos listar como principais efeitos positivos de uma gestão mais humana:
- Melhora as relações, tornando o ambiente mais leve e produtivo
- Cria facilidades para todos os envolvidos
- Reduz a rotatividade de trabalhadores
- Retém colaboradores
- Minimiza conflitos
É importante ratificar que o conceito de gestão humanizada se aplica a todas as categorias profissionais, afinal todo profissional é um gestor de pessoas, independente da área de formação e atuação. Afinal, em todas as etapas, direta ou indireta, para o desenvolvimento de projetos e serviços há o envolvimento na condução de equipes. Desta forma, se entende que, para a efetiva implementação da gestão humanizada, o gestor deve reunir competências, ou seja, a capacidade de utilizar conhecimentos, habilidades e atitudes no exercício da liderança. Portanto, todo profissional deve conhecer os princípios norteadores da gestão de pessoas que prima pela valoração do indivíduo, ou seja, a gestão humanizada.