A Defesa Civil de Paulista, na grande Recife, interditou seis prédios do Conjunto Beira-Mar, onde parte de um dos edifícios desabou na sexta (7), no bairro do Janga. A tragédia deixou 14 mortos e sete feridos. De acordo com a secretária executiva de Defesa Civil de Paulista, Cintia Silva, 12 prédios foram vistoriados no sábado.
“Nós retomamos as vistorias. Só aqui no Janga, nós fizemos 32 prédios, hoje [sábado] a gente está dando uma prioridade a esses, pois têm o mesmo tipo de construção. Então, dos 29, nós fizemos em torno de 40%, que dá 12 prédios. A gente vai ter a mesma conduta: mesmo que a gente se depare com uma situação de risco médio, a gente vai ter que tomar as providências de interdição”, disse Cintia.
O prédio que desabou parcialmente estava interditado desde 2010 por ordem judicial, segundo a prefeitura de Paulista. No entanto, em 2012, o residencial voltou a ser ocupado por outras famílias de forma irregular.
A Defesa Civil de Paulista informou que, desde abril deste ano, iniciou um cronograma de vistorias em prédios com risco de desabamento em bairros como Pau Amarelo, Maranguape, Nossa Senhora da Conceição e Janga, para prevenir desastres.
Conjunto habitacional
O Conjunto Beira-Mar fica no bairro do Janga e foi inaugurado em 1982;
Ele é formado por 1.711 apartamentos, divididos em 37 blocos;
Desse total de blocos, 29 são do tipo “caixão”;
Os outros oito são prédios maiores, com estrutura de pilotis, como se chama o conjunto de colunas que sustentam a construção deixando o pavimento térreo livre;
Em 2004, um dos blocos do conjunto precisou ser desocupado por causa do risco de desabamento;
Em 2012, um laudo feito a pedido da justiça confirmou que o prédio do bloco B precisava ser demolido. À época, 10 prédios foram interditados, totalizando 536 apartamentos;
Os moradores deixaram os imóveis por ordem judicial, mas muitos apartamentos foram reocupados por outras famílias.
Defesa Civil de Paulista informou que, desde abril deste ano, iniciou um cronograma de vistorias em prédios com risco de desabamento em bairros como Pau Amarelo, Maranguape, Nossa Senhora da Conceição e Janga, para prevenir desastres.