Construída em um local irregular, uma caixa de passagem de energia, de responsabilidade da Neoenergia – empresa de energia integrada que atua nos quatro segmentos do setor elétrico: geração, transmissão, distribuição e comercialização – travou uma obra de reparo e manutenção da garagem de um condomínio na Asa Norte, em Brasília.
Construído há 50 anos, o condomínio do Bloco B da Super Quadra Norte (SQN) 105 conta com 48 apartamentos. Segundo o síndico Marcelo Nicolau, a construção segue os padrões do Plano Piloto.
Em 16 de agosto de 2023, o condomínio iniciou uma obra de reparo e manutenção das estruturas, em especial a impermeabilização das paredes subterrâneas da garagem. A obra é essencial para a integridade do prédio.
Após um mês de trabalho e escavações, uma caixa de passagem da rede elétrica foi encontrada. A estrutura está encostada na parede subterrânea da garagem, impedindo a conclusão da obra de impermeabilização.
A estrutura foi construída pela antiga subsidiária de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB), e atualmente é de responsabilidade da concessionária Neoenergia Brasília.
Após pesquisa, o condomínio descobriu que a caixa de passagem foi construída em um local indevido. Em outubro de 2023, os moradores solicitaram para a concessionária o reposicionamento da caixa de passagem.
O condomínio registrou nove protocolos pela internet, sendo sete para a concessionária, um para o Governo do Distrito Federal (GDF) e outro para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).