Matéria publicada na revista impressa
Quando chegou ao antigo Shopping Boulevard como estagiária, quando o empreendimento estava sendo inaugurado, Isabela Bello não imaginava que aquele início de sua carreira profissional a levaria tão longe. Treze anos depois, ela é a superintendente do hoje Partage. Uma espécie de “síndica” de um condomínio que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e recebe por mês uma Campos inteira. Sim: a cada mês passam pelo shopping cerca de 500 mil pessoas.
Formada em administração, Isabela também cursou Contabilidade e é pós-graduada em Finanças e Controladoria.
– Entrei no shopping como estagiária. Era auditora de lojas. E aí fui galgando vários setores, vários cargos: Fui coordenadora financeira por cinco anos, depois gerente de negócios por quatro anos. E agora, superintendente há aproximadamente um ano – relata.
Isabela conta que são vários desafios diários, mas o que aponta como um dos mais significativos é a realização de eventos: “O que diferencia o shopping center de um condomínio normal, de um condomínio residencial, acho que seria a atratividade do empreendimento. Porque um condomínio residencial não se preocupa tanto em fazer evento, em trazer público. E, no caso, a gente tem uma preocupação muito grande em trazer estes eventos, importantes para os lojistas, que são como os moradores de um condomínio”.
A superintendente explica que é feita uma avaliação e todo um estudo de mix de atratividade. “Isso é o fundamental da estratégia do shopping center. Isso é o diferencial. Evento é o que é o pulsante, o que move o coração do shopping. Porque o shopping hoje não é mais só compra, né? É ambiência, é entretenimento. O evento, o fluxo, é o que traz, é o que move tudo. Então a gente tem muita preocupação com essa parte do marketing, de trazer evento, movimentar, trazer operações, opções de entretenimento para nosso público.
E o público é grande: no meio de semana passam por lá cerca de 14 mil pessoas, chegando a mais de 17 mil aos sábados e domingos. O número dobra na proximidade de datas festivas – no Dia das Crianças, por exemplo, 34 mil pessoas circularam pelo Shopping.
Os funcionários são outra ponta do triângulo administrativo, junto com lojistas e visitantes. O shopping possui parte de funcionários orgânicos, parte terceirizados. O corpo administrativo conta com mais ou menos 25 funcionários. Terceirizados, em torno de 80, entre a equipe de segurança e a equipe de limpeza. Sem falar em 110 pessoas na conservação do ambiente. O shopping funciona 24 horas por dia. O atendimento é de 10h às 22h, mas todo o serviço é noturno, como manutenção, limpeza, assim como todo o serviço das lojas, incluindo obras. Tudo feito com amplo controle de entrada e saída, somente com autorização de serviço e identificação: “Para a gente fazer um monitoramento de quem está aqui dentro. É tudo com segurança, pensado para a gente monitorar”.
Com mais ou menos 30 a 40 mil metros quadrados, o Shopping tem 150 lojas ao todo, com 130 em funcionamento e já com outras 10 em vias de chegarem em breve.
A sindicatura sempre envolve polêmicas, mas Isabela diz que, após este tempo todo, as demandas não surpreendem mais. Às vezes um lojista chega com uma sugestão que não é possível abraçar.
Ex-professora do Isepam, onde também estudou grande parte da vida, Isabela é campista raiz e sua história mistura-se com o shopping. Já trabalhando cursou faculdade e foi crescendo profissionalmente.
– Fui crescendo, conhecendo o empreendimento, tendo as oportunidades de ser promovida. E após a saída do último superintendente, fui convidada para assumir a função. Fiquei muito feliz. Por ser da cidade, por estar aqui, por gerenciar um empreendimento tão grande, tão importante para a cidade que o abraçou. Inicialmente as pessoas que gerenciaram eram de fora. E hoje acho um orgulho poder gerenciar o shopping sendo campista – declara.
Sobre o lazer? Isabela segue os campistas: “Tento até fugir do shopping, mas acabo aqui. Sou suspeita, trabalho aqui, amo o que eu faço. E não tem jeito. Final de semana, com meu filho, vou passear aonde? Aqui no shopping”.