Um vigilante foi detido na noite desta quinta-feira (25) suspeito de atirar contra o porteiro de um condomínio onde ambos trabalhavam, em Ribeirão Preto (SP). A vítima, identificada como Edson Aparecido Nunes, foi socorrida em estado grave e levada ao Hospital das Clínicas (HC), onde deve passar por cirurgia.
O crime ocorreu por volta das 18h50, na Rua Dr. Alcídes Palma Guião, no bairro Recreio Internacional. Segundo informações da Polícia Militar, o disparo atingiu a região abdominal do porteiro, após uma discussão entre os dois funcionários. A motivação do conflito ainda não foi informada.
Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizaram os primeiros atendimentos antes da remoção ao hospital. Até o momento, não há atualização sobre o estado de saúde da vítima.
O autor do disparo, Ricardo Ferreira de Castro, fugiu do local, mas foi localizado pouco depois em um apartamento no bairro Presidente Dutra. De acordo com o boletim de ocorrência, ele confessou o crime e afirmou que já tinha desavenças anteriores com o colega. Disse ainda que atirou após ser atacado durante a briga.
Ricardo possui registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Durante a ocorrência, os policiais apreenderam duas armas — uma pistola calibre .380, utilizada no disparo, e uma pistola 9mm — além de munições e carregadores.
O vigilante foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto para prestar depoimento. A Polícia Civil investiga o caso como tentativa de homicídio. Ainda não há confirmação se o suspeito permanecerá preso. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dele.

