A Ansiedade, em si, pode ser definida como preocupação excessiva e persistente acompanhada pelo medo de situações cotidianas, gerando m

al-estar físico e psíquico; aflição, agonia. Em geral, a ansiedade no trabalho está associada a uma preocupação intensa e excessiva diante de questões do dia a dia.
A ansiedade no ambiente no ambiente laboral pode surgir por diversos motivos. Os colaboradores que têm uma carga de trabalho excessiva, que possuem tarefas demais ou metas inatingíveis e não conseguem cumpri-las e que se sentem desvalorizados acabam evoluindo com excesso de preocupação, desenvolvem medo e insegurança, ficam angustiados, se sentem insatisfeitos e desmotivados, apresentam medo de serem demitidos e evoluem com a autoestima baixa.
Devemos lembrar que fatores externos como a vida pessoal, emocional e familiar influenciam de forma direta e indireta na ansiedade laboral, como um somatório de fatores.
A pandemia do COVID 19 foi um fator agravante, pois elevou o nível de ansiedade nos colaboradores não só pelo medo da contaminação de si próprio e dos familiares e amigos, mas também pelas incertezas econômicas que se seguiram e permanecem até o momento.
Mas, como ajudar aos colaboradores que apresentam ansiedade? É importante deixar sempre aberto um canal de comunicação entre as lideranças, o RH, as chefias diretas e os colaboradores para que se sintam a vontade em conversar e explicar suas dificuldades e angustias. Algumas ações e intervenções podem ser realizadas no ambiente de trabalho e para amenizar o estresse e aliviar os sintomas da ansiedade como avaliação de prioridades, intervenções através de palestras de esclarecimento, cuidados com a alimentação, ginástica laboral, pausas regulares, treinamentos regulares das equipes de liderança, entre outros.
A ansiedade no trabalho é uma questão que pode ter relação com o próprio trabalho ou com fatores externos, como falamos acima. Em ambos os casos, merece atenção especial, inclusive para inspirar ações de promoção da saúde.
Dar liberdade para a discussão do tema e oferecer soluções de saúde mental é extremamente positivo para os colaboradores e para a empresa. A prevenção evita que os trabalhadores adoeçam e exerce fator importante para que mantenham seu bem-estar e produtividade elevados.