Enquanto muitos municípios discutem ações para aumentar a segurança nas escolas, em Vila Velha, Espírito Santo, a Câmara dos Vereadores aprovou, ano passado, e o prefeito Arnaldinho Borgo sancionou uma Lei que obriga a colocação de detector de metais nas escolas das redes públicas e privadas. Autor da Lei, o vereador Welber Luiz de Souza, conhecido como Welber da Segurança, explica que a ideia é fazer com que possíveis ameaças a alunos e professores sejam abordadas antes de entrarem nas instituições de ensino.
O projeto de lei do vereador, de janeiro de 2022, altera uma lei anterior, de 2009, que obrigava a colocação de detectores em vários locais, como casas de espetáculo, comércio e shows, porém, as escolas foram retiradas desta lei, sendo beneficiadas apenas agora. A lei obrigando a colocação de detector de metais foi sancionada e publicada no Diário Oficial de 13 de fevereiro.
– Desde 2015 venho lutando por mais segurança e ouvindo a sociedade sobre o que seria melhor. Precisamos garantir que nossas crianças, nossos jovens, assim como nossos professores e demais funcionários das escolas estejam em um ambiente seguro – diz o parlamentar.
As escolas têm 180 dias para adequação à lei.
* A Meu Condomínio enviou questionamento à Prefeitura de Vila Velha que será acrescentada à matéria assim que enviada a resposta.
Abaixo, o DO de fevereiro: