A Medicina do Estilo de Vida é a prática baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida.
O tema central da Medicina do Estilo de Vida é utilizar técnicas motivacionais para abordar sistematicamente seis pilares fundamentais da saúde: alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos. Isto vai além de uma simples prescrição, seja de exercício físico, medicação, orientações nutricionais. Leva ao desenvolvimento de uma relação de parceria entre os profissionais de saúde e seus pacientes com o objetivo de transformar positivamente o estilo de vida e a saúde.
Esta Medicina conta com a empoderamento do paciente que se torna cada vez mais informado e ativo no processo de transformação da sua saúde. A mudança do estilo de vida pode atuar em conjunto com um tratamento médico preexistente ou em muitos casos ,eliminar a necessidade de medicamentos e até reverter completamente doenças comuns como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, gota entre outras.
Alimentação saudável é um fundamento importante da saúde, sendo o tratamento (ou a causa )de uma grande variedade de doenças. Nesse sentido, dê preferência a alimentos de origem vegetal, natural e integral. Minimize no dia a dia alimentos ultraprocessados dando preferência aos vegetais, hortaliças, castanhas, leguminosas , grãos , frutas, sementes e especiarias.
No quesito atividade física, movimente-se! Atividade física, mesmo que não esportiva, tem efeitos em prevenção, tratamento e até reversão de doenças. A OMS 2021 orienta a prática de exercícios físicos por 150 minutos semanais distribuídos ao longo da semana, sendo o suficiente para a saúde e bem-estar. Através de técnicas motivacionais, a Medicina do Estilo de Vida incentiva a prática regular de atividade física visando o bem-estar e a saúde.
O sono: A baixa qualidade ou privação de sono pode trazer para o indivíduo transtorno de concentração, memória além de ser um risco para desenvolvimento ou agravo de doenças crônicas. A Medicina do estilo de vida estimula o sono saudável identificando e tratando hábitos de sono, influências ambientais e possíveis distúrbios do sono.
O álcool e o tabaco são as principais drogas lícitas da sociedade contemporânea. O tabaco e o álcool já estão definitivamente estabelecidos como causas de muitas doenças, portanto o consumo é fortemente desencorajado.
O estresse é um fator negativo podendo levar o indivíduo a desenvolver ansiedade, depressão, obesidade, disfunção de imunidade e piora da saúde. Auxiliar os indivíduos a reconhecer respostas negativas ao estresse e gerar mecanismos para lidar melhor com ele pode facilitar o desenvolvimento de hábitos saudáveis promovendo saúde e bem-estar.
A conexão social é essencial para nossa resiliência emocional e saúde em geral. Estudos mostram que indivíduos com fortes conexões sociais tendem a ser mais longevos e saudáveis, no entanto isolamento e solidão são associados com maior chance de desenvolver doenças e de morte precoce.
Viva intensamente, mas não se esqueça de cuidar do seu maior patrimônio, sua saúde!
Helô Landim é professora de educação física, Mestra em Cognição e Linguagem pela UENF, Docente I da SEEDUC RJ e do ISECENSA.