Uma família campista de campeões subiu ao podium no Campeonato Sulamericano de Jui Jitsu Olímpico, promovido pela Confederação Brasileira deJiu Jitsu Olímpico (CBJJO 2023), que aconteceu nesse final de semana. Os atletas irmãos Raphael Herbert, de 7 anos, e Ana Klara de Carvalho Correa, de 14 anos, conquistaram o 3º lugar nas suas respectivas categorias, enquanto a mãe de ambos, Patrícia Martins, ficou em primeiro lugar.
Raphael Hebert ficou em 3º lugar na categoria 8/9 masculino branca/ cinza, enquanto Ana Klara conquistou o 14/15 feminino amarela. Patrícia trouxe para Campos a medalha pelo Master 3 Feminino Azul.
Patrícia conta que o amor da família pelo Jiu Jitsu começou com Klara, que iniciou o treinar com 9 anos e ela acabou influenciando o irmão. Como a mãe levava os dois para os treinos, acabou mergulhando também.
E o esforço não foi em vão: Nesses cinco anos, Klarinha já acumula vários títulos, como o Brasileiro, Sul Américano, World Cup e Panamericano. Raphael começou com 3 anos e competiu pela primeira vez com 4 anos. E não ficou para trás: é campeão em sua categoria no Brasileiro, Mundial, Open Macaé, Open Campos e Sulamericano.
A mãe Patrícia conta que começou a treinar com 40 anos sem intenção em participar de competições, mas com o passar do tempo foi treinando mais pesado e resolveu em 2021 participar: “Tenho 6 lutas e 6 títulos: World Cup, 2x campeã Panamericana, Brasileiro, Mundial e Sulamericano”.
Mesmo com tantos títulos, as dificuldades são muitas: Para a competição mais recente, Patrícia e os filhos contaram com o apoio de amigos, encabeçados pela professora de Educação Física Heloisa Landin: “Sinto que ainda falta apoio aos atletas que representam não só a cidade, mas o Brasil nestas competições. Por isso é tão importante a presença dos amigos nestes momentos”, conclui Patrícia.