Moradores do condomínio Orion, no bairro da Penha, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, além de outros naquela região, têm convivido com um problema recorrente desde a entrega do empreendimento, em 2023: constantes incêndios em um terreno vizinho, que colocam em risco a saúde, a segurança e a mobilidade da região. A área pertence à MRV. A construtora informou que enviou equipe ao local e programou limpeza para a próxima semana, além de intensificar a ronda. Confira a nota completa ao final da matéria.
De acordo com a síndica Ana Paula, os focos de incêndio ocorrem com frequência em uma área de mata pertencente a um terreno particular de uma const. Segundo ela, há registros de queima de vegetação, pneus e até fios, supostamente para retirada de cobre, prática que intensifica a emissão de fumaça densa e tóxica. A Meu Condomínio – revista, site, redes sociais e eventos – tenta contato com a construtora em busca de um posicionamento.
“O condomínio sofre muito com a fumaça. Temos moradores idosos, pessoas com problemas de saúde, além do risco para o trânsito, já que a fumaça é muito preta e prejudica a visibilidade. A situação tem se tornado cada vez mais perigosa”, relata a síndica.
Ainda segundo Ana Paula, o condomínio já acionou diversas vezes o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e até a Polícia Ambiental. As equipes chegam a comparecer ao local, mas o problema volta a se repetir, principalmente pelo fato de o terreno ser aberto, sem qualquer tipo de vigilância permanente. A subsíndica Aline Guerra lembra que, inclusive, multas teriam sido aplicadas, mas não ainda não cessaram o problema.
“O local fica descoberto, sem controle. Precisaria de algum tipo de vigilância ou medida preventiva para impedir que pessoas de má-fé continuem colocando fogo. Do jeito que está, o risco é constante”, afirma.
Ana Paula destaca que os transtornos acompanham os moradores desde a entrega do condomínio, em 2023, e que, mesmo após sua recente reeleição como síndica, o problema segue sem solução definitiva. O terreno fica em uma área estratégica, próxima à entrada da Penha, o que amplia o impacto da fumaça para motoristas e pedestres que circulam pela região.
Os moradores esperam que o poder público e os responsáveis pelo terreno possam adotar medidas mais eficazes para evitar novos incêndios, garantindo mais segurança, saúde e qualidade de vida para quem vive e transita pelo local.
O que diz a MRV:
“A empresa informa que, assim que tomou conhecimento, na manhã desta sexta-feira, de um foco de incêndio pontual no terreno localizado na Avenida Senador Tarcísio Miranda, em Campos dos Goytacazes, enviou uma equipe responsável ao local. A empresa identificou que o incêndio foi provocado por uma pessoa que acessou indevidamente a área para queimar pneus e retirar resíduos metálicos, prática alheia à companhia e que configura uso irregular do espaço.
A construtora ressalta que o terreno é totalmente cercado e reconhece a importância de reforçar ações preventivas. Por isso, já programou para a próxima semana a limpeza da área frontal do terreno, com retirada de mato, galhos e resíduos, reduzindo a possibilidade de novas irregularidades. A empresa também está ajustando sua rotina de monitoramento, em conjunto com o serviço de vigilância já contratado, para intensificar as rondas em diferentes horários, além de criar um canal direto de comunicação para reporte imediato de qualquer movimentação suspeita, reforçando seu compromisso com a segurança, o respeito à vizinhança e a boa convivência com a comunidade local.”

