Recuperação da economia, ações na área da Saúde e investimentos para solucionar um dos maiores problemas do município: o transporte público. O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, destaca melhorias geradas por sua gestão. E ainda aponta a retomada do Bairro Legal e a obra que vai melhorar mobilidade de condomínios próximos ao Shopping Boulevard. Confira matéria publicada na edição 8 da revista Meu Condomínio:
Pontos positivos – A grande quantidade de obras públicas e privadas em diferentes regiões da cidade recolocam diariamente profissionais no mercado de trabalho. E a geração de em[1]pregos vai além da construção civil. Segundo uma publicação do Governo Federal, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Campos está entre as cidades de destaque na publicação do ranking da geração de energia solar fotovoltáica no Brasil. O potencial de energia solar fotovoltáica cresceu 200% entre 2020 e 2022. Dados da Agência reguladora mostram Campos com 7.748 unidades geradoras com capacidade instalada de 57,8 MW (Megawatts), contra 42,5 MW das 6.463 unidades geradoras de Niterói, terceira no ranking estadual. Em primeiro lugar está a capital, com capacidade instalada de 133 MW. – Campos será polo de usinas de energia fotovoltaica. Na verdade, nós já temos pedidos de licenciamento para 100 megawatts. E agora vamos a 200 megawatts de energia limpa e renovável – disse Wladimir, explicando, ainda que os dados representam, por exemplo, duas vezes a capacidade de Campos, pois 100 megas já atende a cidade. “Outros grupos já estão interessados e o importante é que a prefeitura desburocratizou todo o processo de licencia[1]mento. Quem quiser investir na cidade pode vir, porque estamos de portas abertas” incentiva.
Economia em alta – De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), entre os 92 municípios fluminenses, Campos tem permanecido na maioria dos meses no 7º lugar, já tendo alcançado o 6º em alguns momentos, na abertura de novas empresas. Recentemente, a rede de atacarejo Dom Atacadista anunciou a abertura de filial na cidade, serão abertos 200 postos de trabalho.
Investimentos públicos – Para atender às necessidades da população diante do crescimento que naturalmente está acontecendo, a Prefeitura já recuperou e reabriu unidades de saúde, implementou as Policlínicas do Servidor e da Terceira Idade e a Clínica da Criança. Santo Eduardo ganhou a Clínica da Família e, em breve, será Travessão. O município também está construindo novas unidades de ensino e investindo maciça[1]mente em materiais para as unidades escolares. A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) adquiriu mais de um milhão de itens de material escolar, que estão sendo entregues às unidades escolares a partir das próximas semanas. Cerca de 82 mil serão destinados a creches, 222 mil à educação infantil, 606 mil ao ensino fundamental anos iniciais, 296 mil ao ensino fundamental anos finais e 88 mil à Edu[1]cação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 1.294.000, itens aproximadamente.
Infraestrutura – Outra melhoria para a cidade está na ampliação do Programa Bairro Legal em diversas localidades, melhorando a infraestrutura do município. Com recursos da Prefeitura foram realizadas obras de infraestrutura e urbanização nos bairros Porto Seguro, Nova Cidade Luz, Esplanada e Julião Nogueira. No bairro Esplanada foram concluídas as obras de infraestrutura (rede de drenagem de águas pluviais, rede de coleta de esgoto, adutora de água portável) e base para asfaltamento e pavimentação de intertravados em nove ruas, bem como a construção de calçadas e plantio de árvores. Também todas as ruas do bairro Porto Seguro e Julião Nogueira passaram pelos mesmos procedimentos que, após receber as obras de infraestrutura, pavimentação e paisagismo, estão com novo aspecto. A Prefeitura, por meio da secretaria de Obras e Infraestrutura, in[1]veste, também com recursos próprios, nas obras de drenagem no Parque Prazeres que estão na fase final. Além desses bairros, está em fase de conclusão o processo de licitação no Governo do Estado para obras nos bairros Bela Vista, Vivendas dos Coqueiros, Prado, Jardim das Acácias, Vila Manhães, Parque Menezes e Fazendinha. E começaram as obras do Bairro Legal da Vila dos Pescadores, no Farol de São Tomé.
Transporte – Com relação ao transporte, o IMTT já prepara a implantação de novas estações de integração do transporte público do município. A primeira delas, em Donana, está em obras e será a estação da Baixada Campista. As outras estações estão sendo construídas em Travessão, que irá fazer a integração do transporte da Região Norte, e em Ururaí, que irá atender a Região Sul do município. As estações vão facilitar o trânsito, o deslocamento dos operadores (ônibus e vans) e beneficiar toda a população. A Prefeitura já tem um projeto de reforma para a Rodoviária do Shopping Estrada, que está em fase de licitação.
Mais mobilidade para condomínios – As obras de asfaltamento do novo acesso que está sendo construído atrás do Boulevard Shopping, no Parque Rodoviário, estão em fase de conclusão, de acordo com o prefeito Wladimir Garotinho. A nova via tem, aproximadamente, 1,2 km de extensão e vai melhorar a mobilidade dos moradores daquela região e desafogar a BR-101 neste trecho. A previsão é de que a obra seja concluída em 60 dias: “Essa iniciativa trará grandes melhorias para a mobilidade de todos que passam pela região, proporcionando uma locomoção mais segura e confortável para pedestres motoristas. Seguimos trabalhando para melhorar a qualidade de vida e a infraestrutura dentro da nossa cidade”, conclui o prefeito.