By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Meu CondomínioMeu CondomínioMeu Condomínio
  • Mundo dos Condomínios
  • Mercado Imobiliário
  • Dicas para Síndicos
  • Artigos
  • Revista
  • Guia de Fornecedores
  • Cidades
Search
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Lendo: Até que ponto é permitido alterar a fachada do condomínio?
Compartilhar
Meu CondomínioMeu Condomínio
Search
  • Mundo dos Condomínios
  • Mercado Imobiliário
  • Dicas para Síndicos
  • Artigos
  • Revista
  • Guia de Fornecedores
  • Cidades
Siga-nos
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meu Condomínio > Blog > Mundo dos Condomínios > Até que ponto é permitido alterar a fachada do condomínio?
Mundo dos Condomínios

Até que ponto é permitido alterar a fachada do condomínio?

Redação
Atualizado pela última vez em: 16/10/2023 20:13
Redação
Compartilhar
6 minutos de leitura
empty floor front of modern building
Compartilhar

Muitas vezes quando se mora em condomínio, tanto o síndico quanto os moradores tem a vontade de fazer algumas alterações na fachada do condomínio. Alterar o muro, colocar um vidro na varanda, modificar as grades, tudo isso são alterações que precisam da aprovação dos outros moradores. Mas afinal de contas, qual o quórum para alteração da fachada de um condomínio?

Contents
O que é fachada de prédio?O que é considerado alteração da fachada?Fechamento de varandasTelas de proteçãoCor das paredes internas e externas da varandaPorta externa da unidade privativaToldosObjetos na varandaPor que não é permitida a alteração da fachada?E o que fazer caso o condômino altere a fachada sem autorização do condomínio?Conclusão

De acordo com a Lei 4.591/64 (Lei dos Condomínios),  o quórum para a alteração de fachada é determinado pela unanimidade dos condôminos. Assim, o morador que quiser alterar a fachada deverá ter o consentimento de todos os moradores do condomínio.

  • 2º O proprietário ou titular de direito à aquisição de unidade poderá fazer obra que (VETADO) ou modifique sua fachada, se obtiver a aquiescência da unanimidade dos condôminos

O morador deve ter em mente que caso faça alterações sem a unanimidade dos condôminos pode ser notificado, multado e obrigado a desfazer todas as mudanças realizadas.

Para que você não tenha problemas, explico melhor o que é a fachada, pois muitas vezes os moradores fazem mudanças achando que não estão alterando a fachada.

O que é fachada de prédio?

A fachada do prédio é toda a área que compõe o visual do condomínio, sendo todas as faces da edificação; frontal, lateral e a parte dos fundos. São tanto as áreas externas, como as sacadas, paredes externas, portas e portões de entrada e saída do prédio quanto as internas, como corredores e portas dos apartamentos.

Muitas vezes, por achar que a varanda não está de frente para rua, o morador acredita que pode fazer uma alteração, mas isso é um erro. Tanto a parte lateral quanto a parte do fundo são consideradas fachada do prédio e por isso não podem ser alteradas sem consentimento unânime dos condôminos.

O que é considerado alteração da fachada?

Quanto a mudança na fachada, existem vários pontos a serem discutidos, por isso separei um a um para esclarecer o que é ou não alteração da fachada.

Fechamento de varandas

Uma mudança muito comum nos edifícios, o fechamento de varandas é sim considerado alteração da fachada.

Nos condomínios geralmente é estipulado no regimento interno ou na convenção do condomínio se é permitido fechar a varanda e como poderá ser feito para que preserve a harmonia arquitetônica do prédio.

Uma vez permitido o fechamento das varandas, cabe ao condômino a decisão de aderir ou não ao fechamento.

Telas de proteção

As telas de proteção, por ser um item de segurança, não são consideradas uma alteração na fachada em condomínio. Porém, a cor da tela deve ser decidida em assembleia.

Cor das paredes internas e externas da varanda

A troca das cores das paredes internas e externas da varanda é considera alteração da fachada em condomínio.

Porta externa da unidade privativa

Conforme mencionei no texto, as áreas internas do condomínio como as portas dos apartamentos fazem parte da fachada do condomínio e não podem ser alteradas, mesmo em prédios que tenham um apartamento por andar.

Toldos

Também são considerados alteração da fachada em condomínio e devem ter consentimento de todos os moradores para que possam ser instalados.

Objetos na varanda

Esse é um ponto que os moradores devem ficar atentos pois é considerado alteração de fachada em condomínio. Portanto, bicletas na varanda, varais para pendurar roupas e outros objetos não podem ficar na varanda.

Por que não é permitida a alteração da fachada?

Como você pode perceber, um condômino não pode alterar a fachada do condomínio, e caso queira, é necessário a aprovação de todos os condôminos, algo bem complicado. Mas qual a razão para isso?

Isso se deve pois a estética do prédio é um dos fatores que mais influenciam na valorização e venda de um apartamento.

Isto é, mesmo que a localização não seja muito boa, ou o apartamento não for grande, uma fachada bonita e organizada pode aumentar o preço do imóvel e atrair compradores.

Portanto é sempre interessante manter a fachada em condomínio organizada e harmoniosa, dentro dos padrões estabelecidos.

E o que fazer caso o condômino altere a fachada sem autorização do condomínio?

Caso aconteça de algum morador alterar a fachada, o síndico deve enviar uma advertência o quanto antes por escrito para o condômino. Sempre lembrando que a advertência deve estar embasada pelo regimento interno, pela convenção do condomínio e pela Lei do Condomínio.

Caso o morador não cumpra com a advertência no prazo estabelecido, o morador deverá ser multado de acordo com os artigos 1.336 e 1.337 do Código Civil.

O síndico deve agir com agilidade, pois muitas vezes os condomínios perdem a ação por demorarem muito tempo para contestar a modificação na fachada em condomínio.

Conclusão

A fachada em condomínio é um tema que gera muita confusão entre os síndicos e, muitas vezes, para evitar conflitos, os síndicos abrem exceções e a fachada do edifício fica toda alterada.

No entanto, para a alteração da fachada em condomínio é necessária a aprovação de todos os condôminos e sem isso o morador estará descumprindo com as regras.

 

Fonte: Rodrigo Arbache / MeuElevador.com

Você pode gostar também

Novo Código Civil: condomínio poderá expulsar maus moradores e Airbnb

Câmara aprova projeto sobre mudança de destinação de imóvel em condomínio

Campos: subsíndico assassinado é sepultado e autor do crime é transferido para presídio

Autovistoria de gás em residências e comércios está de volta. Confira o calendário

Artigo: “A culpa é sempre do porteiro. Será mesmo?”

Compartilhe essa notícia
Facebook Copiar link Imprimir
Compartilhar
Notícia anterior Campos: moradores da Pelinca questionam placa de embarque e desembarque em frente de prédio residencial
Próxima notícia Fernanda Montenegro processa vizinho após ter apartamento inundado por obra sem autorização do condomínio

Fique conectado

235.3kSeguidoresCurtir
69.1kSeguidoresSeguir
11.6kSeguidoresPin
56.4kSeguidoresSeguir
136kInscritosInscrever-se
4.4kSeguidoresSeguir
- Advertisement -
Ad imageAd image

Latest News

Juíza manda condomínio realizar eleição com segurança reforçada
Mundo dos Condomínios
13/02/2026
Enel registra aumento de 61% na incidência de raios no Estado do Rio de Janeiro
Geral
12/02/2026
Águas do Paraíba identifica irregularidades no abastecimento de água em condomínio de alto padrão em Campos dos Goytacazes
Mundo dos Condomínios
12/02/2026
Trabalhador fica pendurado a 130 metros de altura
Mundo dos Condomínios
11/02/2026
//

Somos pioneiros na região norte e noroeste fluminense. Especializados em condomínios e relacionamento com síndicos.

Meu CondomínioMeu Condomínio
Siga-nos
© 2026. Revista Meu Condomínio. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?