Menos de uma semana após a eleição municipal, alguns bairros de Campos dos Goytacazes receberam fiscalização contra irregularidades na área da Pelinca. Chamada de “choque de ordem”, a operação aconteceu entre as 23h de sexta-feira (11) e 4h da madrugada de sábado (12). A Meu Condomínio mostrou AQUI e AQUI e em redes sociais o problema enfrentado por moradores na área. No final de setembro, até mesmo um disparo atingiu um apartamento do bairro, que tem um dos IPTUs mais caros da cidade.
A ação de fiscalização foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o 8º Batalhão da Polícia Militar. Segundo a Prefeitura, o objetivo foi coibir irregularidades em estabelecimentos comerciais, além de atender a denúncias sobre estacionamento irregular e perturbação do sossego na Avenida Pelinca e arredores.
Foram fiscalizados 11 estabelecimentos comerciais com histórico de perturbação. Dois foram notificados para desligar o som e encerrar as atividades. Outro comércio foi notificado por usar a calçada de forma irregular, ocupando o espaço público com mesas e cadeiras.
Além disso, um estabelecimento foi orientado a comparecer à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública para regularizar a documentação necessária ao funcionamento.
Durante a ação, 43 veículos estacionados de maneira irregular foram multados, e dois deles acabaram sendo removidos pela equipe de reboque.
De acordo com a Prefeitura, a Operação Choque de Ordem buscou, com o apoio das forças de segurança, melhorar a ordem pública na região e dar uma resposta às demandas da população por fiscalização.
Ainda segundo informou a Prefeitura de Campos, a Guarda Civil costuma registrar reclamações sobre estacionamento irregular e motos com descargas esportivas. Já o 8º BPM é frequentemente acionado por perturbação do sossego alheio.