A advogada condominialista, especialista em direito condominial e síndica (e muitas outras atribuições, entre elas Diretora Nacional de Comunicação da Associação Nacional da Advocacia Condominial – ANACON) Cleuzany Lott é a mais nova articulista da Revista Meu Condomínio. Assim como seu primeiro artigo, que foi publicado no dia 4 de fevereiro (leia aqui), Cleuzany adianta que pretende abordar temas do dia-a-dia que façam sentido para todos os envolvidos no meio condominial, além de informações que provoquem reflexão, tanto para mudanças de comportamento quando para valorização patrimonial.
“Acredito no condomínio como o melhor lugar para viver, morar e investir. Ao me unir aos outros profissionais e aos leitores (da Revista Meu Condomínio), tenho a oportunidade de provocar uma reflexão sobre essa visão e conseguir adeptos nessa transformação”, destacou.
Síndica há mais de dez anos, Cleuzany revela que o gosto pela sindicatura vem desde cedo, observando a atuação da mãe, que também ocupou o cargo. “Minha mãe era síndica moradora e tanto eu quanto a minha irmã caçula colaborávamos na gestão fazendo algumas tarefas, como ir ao banco, elaborar cartazes (na época não contávamos com meios digitais), informativos, comunicados, dentre outros. Daí surgiu o gosto pela sindicância”, lembra.
Em sua visão de advogada, a especialista explica o motivo de haver tantos conflitos envolvendo o ambiente condominial: “O condomínio é o reflexo da sociedade em proporções menores. Junta várias pessoas com visões, experiências e expectativas diferentes em um espaço limitado, o resultado pode ser um conflito de ideias, opiniões e posicionamentos. É, de certa forma, previsível”, pontua.
O que fazer para evitar isso? Cleuzany responde: “Acredito na informação e na comunicação como ferramentas de mudança. As pessoas precisam dialogar mais, entender a dinâmica do condomínio, ter sentimento de pertença no ambiente e consciência sobre o seu papel no condomínio. Isso pode acontecer quando elas tiverem acesso às informações e condições de dialogar sobre os assuntos do condomínio”.
Além de advogada condominialista, especialista em direito condominial e síndica, Cleuzany Lott é jornalista, publicitária, diretora da Associação de Síndicos, Síndicos Profissionais e Afins do Leste de Minas Gerais (ASALM), Diretora Nacional de Comunicação da Associação Nacional da Advocacia Condominial (ANACON), coautora do livro e-book: “Experiências Práticas Conflitos Condominiais”, apresentadora do quadro Condomínios.etc no programa Condofornecedor.tv e do podcast Condominicando.

