By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Meu CondomínioMeu CondomínioMeu Condomínio
  • Mundo dos Condomínios
  • Mercado Imobiliário
  • Dicas para Síndicos
  • Artigos
  • Revista
  • Guia de Fornecedores
  • Cidades
Search
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Lendo: IBGE aposta em parceria com síndicos para realizar Censo 2022 em condomínios
Compartilhar
Meu CondomínioMeu Condomínio
Search
  • Mundo dos Condomínios
  • Mercado Imobiliário
  • Dicas para Síndicos
  • Artigos
  • Revista
  • Guia de Fornecedores
  • Cidades
Siga-nos
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meu Condomínio > Blog > Mundo dos Condomínios > IBGE aposta em parceria com síndicos para realizar Censo 2022 em condomínios
Mundo dos Condomínios

IBGE aposta em parceria com síndicos para realizar Censo 2022 em condomínios

Redação
Atualizado pela última vez em: 24/07/2022 22:13
Redação
Compartilhar
5 minutos de leitura
Murilo Nogueira de Jesus Silva, coordenador do IBGE
Compartilhar

Realizar o Censo Demográfico em um país com proporções de um continente como o Brasil não é tarefa fácil. Mas outros complicadores tornam ainda mais difícil o trabalho de coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como, por exemplo, ter acesso aos condomínios. Só em Campos, há mais de mil condomínios, segundo levantamento da revista Meu Condomínio. E, para facilitar a entrada dos recenseadores, o Instituto começou, desde 2021, a criar um cadastro de síndicos e administradoras de condomínios de Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira e Italva — municípios pelos quais a agência do IBGE de Campos é responsável. A ideia é fazer um contato prévio para que nenhum imóvel, dentro ou fora de condomínios, fique sem receber a visita do recenseador.

Contents
SegurançaImportânciaColeta de dados

Segundo o coordenador de área demográfica do IBGE, Murilo Nogueira de Jesus Silva, o número de condomínios nos seis municípios que compõem a agência regional é grande e, por isso, representa um desafio para o órgão.

– É um número expressivo da população que vive nesses condomínios. Então, nós temos essa preocupação, porque o recenseador tem certa restrição de acesso, já que não é uma área pública, de livre circulação. Por isso, a gente tenta contato com o síndico antecipadamente, por ofício ou por telefone, passando o nome do recenseador que irá ao local. A gente trabalha sempre com essa ideia de trazer o síndico para perto, já que ele é uma peça-chave neste processo, não só para conseguir acesso ao condomínio, mas também para mobilizar os moradores para a importância de responder à pesquisa – disse Murilo.

Segurança

O coordenador destaca que o Instituto dispõe de meios para confirmação da autenticidade do recenseador que bate à porta dos brasileiros em busca de informações sobre a população: “Todo recenseador do IBGE trabalha devidamente uniformizado, com boné, colete, dispositivo de coleta de dados e crachá, este último contendo nome completo, número da matrícula, telefone do órgão, CPF e RG e a foto, além de um QR code. Pelo QR code e pelo número 0800 721 8181 é  possível fazer contato com o IBGE e confirmar se aquela pessoa de fato trabalha no recenseamento”, esclareceu Murilo.

Importância

O Censo Demográfico é mais do que a contagem da população, conforme destaca Murilo. “O Censo é, sim, uma contagem, mas é muito mais do que isso. A gente não quer só quantificar, quer também qualificar essa população, para dizer onde essa população está concentrada, como que essa população vive, quais são as características dessa população. Essas informações são muito importantes para o planejamento urbano, para o planejamento de políticas públicas e até mesmo para a iniciativa privada. Ou seja, é importante para o planejamento do nosso futuro, tanto no setor público quanto no privado”.

E conclui: “O Censo influencia na questão fiscal, como a repartição de dinheiro público para o Fundo de Participação dos Municípios, dos Estados, e determina, ainda, questões políticas, como o número de representantes nas Câmaras de Vereadores, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional”.

Coleta de dados

A cada dez anos o IBGE realiza o Censo da população brasileira. O último foi em 2010. Em 2020, por causa da pandemia, a coleta de dados foi adiada para 2021, quando o Censo também foi postergado por falta de dotação orçamentária. Com a pandemia sob controle e a questão orçamentária resolvida, os recenseadores começam a trabalhar a partir de 1º de agosto, com prazo de conclusão para outubro.

Com o Censo, o IBGE quer saber, dentre outras coisas, características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Você pode gostar também

Casos de agressões entre vizinhos e funcionários de condomínios aumentam em todo o Brasil

Campos decreta epidemia de dengue

Tribunal de Justiça mantém validade da Taxa de Incêndio no RJ

Qual a diferença entre morador e condômino?

Condomínios investem em segurança especializada para barrar roubos

TAGS:camposCampos dos GoytacazescondomíniosdesafioIBGE
Compartilhe essa notícia
Facebook Copiar link Imprimir
Compartilhar
Notícia anterior Campos: fornecimento de água interrompido no domingo
Próxima notícia Assaltantes roubam armas de vigilantes de condomínio

Fique conectado

235.3kSeguidoresCurtir
69.1kSeguidoresSeguir
11.6kSeguidoresPin
56.4kSeguidoresSeguir
136kInscritosInscrever-se
4.4kSeguidoresSeguir
- Advertisement -
Ad imageAd image

Latest News

Juíza manda condomínio realizar eleição com segurança reforçada
Mundo dos Condomínios
13/02/2026
Enel registra aumento de 61% na incidência de raios no Estado do Rio de Janeiro
Geral
12/02/2026
Águas do Paraíba identifica irregularidades no abastecimento de água em condomínio de alto padrão em Campos dos Goytacazes
Mundo dos Condomínios
12/02/2026
Trabalhador fica pendurado a 130 metros de altura
Mundo dos Condomínios
11/02/2026
//

Somos pioneiros na região norte e noroeste fluminense. Especializados em condomínios e relacionamento com síndicos.

Meu CondomínioMeu Condomínio
Siga-nos
© 2026. Revista Meu Condomínio. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?