By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Meu CondomínioMeu CondomínioMeu Condomínio
  • Mundo dos Condomínios
  • Mercado Imobiliário
  • Dicas para Síndicos
  • Artigos
  • Revista
  • Guia de Fornecedores
  • Cidades
Search
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Lendo: Inmetro orienta sobre como identificar empresas credenciadas para inspeção de gás canalizado em imóveis
Compartilhar
Meu CondomínioMeu Condomínio
Search
  • Mundo dos Condomínios
  • Mercado Imobiliário
  • Dicas para Síndicos
  • Artigos
  • Revista
  • Guia de Fornecedores
  • Cidades
Siga-nos
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meu Condomínio > Blog > Mundo dos Condomínios > Inmetro orienta sobre como identificar empresas credenciadas para inspeção de gás canalizado em imóveis
Mundo dos CondomíniosSegurança

Inmetro orienta sobre como identificar empresas credenciadas para inspeção de gás canalizado em imóveis

Redação
Atualizado pela última vez em: 02/08/2024 10:51
Redação
Compartilhar
5 minutos de leitura
Compartilhar

O cronograma para realização da autovistoria obrigatória do gás canalizado em residências e comércios no Estado do Rio de Janeiro já está correndo. Em Campos e Macaé, no Norte do Estado, por exemplo, o prazo de vistorias começa em 1º de setembro próximo (Lembre as datas AQUI). E, além da preocupação em realizar a inspeção e fazer as adequações quando necessário, outra questão levanta dúvida: como saber se a empresa que presta este serviço está habilitada e a inspeção será validada pelos órgãos competentes? O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) respondeu à revista Meu Condomínio e deu dicas para os usuários (leia abaixo).

Em Campos, já houve casos em que os proprietários tiveram que pagar novamente pela inspeção não aceita pela Naturgy. Ou, ainda, quando a empresa que fez a vistoria não retorna para a verificação pós-adequações. É o caso de alguns moradores do Condomínio Splendore, que enfrentaram este problema recentemente.

– Já era pratica mandarmos o comunicado da inspeção. Até porque, ainda que a inspeção seja nas unidades, a eventual falta de realização pode provocar um acidente com consequências para o condomínio – destaca a síndica Liana Tavares.

Ela conta que faz o alerta para os condôminos, mas que eles mesmos fazem a cotação. E fala da importância de realizar a inspeção com uma firma credenciada. Lá, duas empresas do Rio de Janeiro, fizeram o trabalho e acabaram não voltando para emitir o laudo após os moradores acertarem as inconformidades.

Mas, como a pessoa pode ter certeza de que a empresa contratante é devidamente credenciada?

De acordo com o Inmetro, o demandante dos serviços de inspeção acreditada pode verificar a lista de organismos reconhecidos pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) para inspecionar as instalações prediais de gás combustível no seguinte endereço eletrônico: http://www.inmetro.gov.br/organismos/index.asp.

Ainda segundo o órgão, nesse endereço, é possível visualizar algumas informações do organismo, como o endereço, telefone, se o organismo está acreditado ou não, etc. Todas essas informações têm por objetivo facilitar a busca do usuário por uma empresa mais próxima da sua localidade.

“A Divisão de Acreditação de Organismos de Inspeção (DIOIS), subordinada à Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), é a unidade responsável pela acreditação dos organismos que atuam no segmento de instalações prediais de Gás combustível em todo o território nacional. A acreditação de um organismo de inspeção possui caráter voluntário. O organismo, ao ter a sua competência reconhecida e atestada, deve ser capaz de fornecer o serviço conforme as exigências técnicas baseadas em normas e regulamentos, visando sempre a segurança do usuário”.

A assessoria do INMETRO afirmou, também, que o organismo acreditado passa por avaliações periódicas anuais, onde são verificados, por exemplo, as instalações e equipamentos do organismo de inspeção e a competência técnica do pessoal que trabalha nesse organismo. O objetivo final é assegurar a confiança, por parte de consumidores, empresas e órgãos governamentais, de que esses organismos que realizam a inspeção são competentes tecnicamente para executar esta atividade.

Embora tenha recebido este ano apenas duas queixas de empresas não creditadas realizando a inspeção em um universo total de 37 organismos acreditados, o órgão ressalta ser “importante  destacar o importante papel exercido pelo cidadão como um agente fiscalizador das empresas que não executam seu trabalho de forma a garantir a segurança e a confiabilidade do serviço ofertado”.

E conclui: “No site da ouvidoria do INMETRO, o usuário pode denunciar a empresa que não esteja atuando conforme as exigências técnicas aplicáveis, sendo  garantido o anonimato e sigilo das informações do denunciante. O site da ouvidoria do Inmetro para denúncias é: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria”.

 

Você pode gostar também

Vídeo exclusivo: Síndico conta detalhes sobre assassinato do subsíndico no condomínio em Campos

Vizinha que chamou humorista de “macaco” cobra indenização

Apresentador Nelson Rubens perde apartamento no litoral de SP após não pagar o condomínio

Inadimplência atinge 17% e ameaça funcionamento de condomínios

Síndico agredido com soco e cabeçada por morador em condomínio de São Paulo. Vídeo

TAGS:autovistoriaempresasgasNaturgy
Compartilhe essa notícia
Facebook Copiar link Imprimir
Compartilhar
Notícia anterior Campos representada em seminário da Justiça Federal, no Rio
Próxima notícia Bombeiros do DF apagaram 1.369 incêndios em prédios apenas neste ano

Fique conectado

235.3kSeguidoresCurtir
69.1kSeguidoresSeguir
11.6kSeguidoresPin
56.4kSeguidoresSeguir
136kInscritosInscrever-se
4.4kSeguidoresSeguir
- Advertisement -
Ad imageAd image

Latest News

Juíza manda condomínio realizar eleição com segurança reforçada
Mundo dos Condomínios
13/02/2026
Enel registra aumento de 61% na incidência de raios no Estado do Rio de Janeiro
Geral
12/02/2026
Águas do Paraíba identifica irregularidades no abastecimento de água em condomínio de alto padrão em Campos dos Goytacazes
Mundo dos Condomínios
12/02/2026
Trabalhador fica pendurado a 130 metros de altura
Mundo dos Condomínios
11/02/2026
//

Somos pioneiros na região norte e noroeste fluminense. Especializados em condomínios e relacionamento com síndicos.

Meu CondomínioMeu Condomínio
Siga-nos
© 2026. Revista Meu Condomínio. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?