A Polícia Civil de São Paulo conseguiu capturar um integrante de uma quadrilha especializada em furtos em condomínios de alto padrão. O grupo é investigado por uma série de crimes praticados em bairros valorizados da capital paulista, como Moema, Perdizes, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Jardins e Brooklin.
Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na semana passada ouviu um adolescente, que confessou ter participado de “cerca de 40 invasões”. As investigações, porém, indicam que o número de crimes foi ainda maior: aproximadamente 60, incluindo ações fora da capital e até em outros estados, como o Paraná.
O adolescente foi apreendido em uma casa na Mooca, Zona Leste da capital. Também foram recolhidos pela polícia uma arma, roupas e objetos furtados, além de um carro e uma motocicleta.
As investigações que levaram à prisão do suspeito contaram com a colaboração de uma empresa especializada em segurança. Imagens captadas pelo sistema de monitoramento da Gabriel flagraram ações da quadrilha a partir de agosto do ano passado. Com esse material em mãos, a equipe de inteligência da empresa e o Deic conseguiram identificar o carro usado nos crimes e as rotas de chegada e de fuga usadas pela quadrilha.
A recorrência de roubos e furtos a domicílios em São Paulo tem colocado moradores de bairros ricos em estado de alerta, como mostrou o GLOBO. No Morumbi, Zona Sul da cidade, vizinhos se juntaram para repartir custos de R$ 30 mil mensais com viaturas de segurança privada.
A capital paulista registrou, nos quatro primeiros meses do ano, 180 roubos a casas ou prédios, uma média de dez por semana. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um declínio de 25% nos crimes. A região do Butantã, que engloba Morumbi, Cidade Jardim e outros bairros citados, é a campeã de ocorrências, com 22 assaltos entre janeiro e abril.
Fonte: O Globo