Bom, vamos entender que na central de portaria remota tem atendente com um headset (fone de ouvido), monitor com software de controle de acesso, onde aparecerá a imagem da câmera de entrada ou saída do seu condomínio e o som do interfone, tudo isso à distância. O atendente segue exatamente o passo a passo do software, registra tudo ali e só libera o acesso após a autorização do condômino. Vemos, então, que é algo comum, que todo porteiro munido dos mesmos recursos poderia executar.
Mas por que isso não acontece na maioria dos condomínios? Um dos fatores é a falta de investimentos em treinamentos de segurança dos porteiros! A segunda causa é a falta de um Manual de Normas e Procedimentos de Segurança aprovado junto com o Regulamento Interno numa assembleia.
Mas, então, por que falam que a portaria remota será mais segura que o porteiro? Por algo muito simples (que seu porteiro poderá fazer também): jamais um atendente da portaria remota deixará alguém entrar no condomínio sem a autorização do condômino!
Então, qual é o caminho para meu porteiro fazer igual à portaria remota? Ter um manual de procedimentos de segurança e de controle de acesso, treinar pelo menos três vezes no ano, ter objetivos de segurança, motivar (premiar), ter um software de controle de acesso e transformar seu porteiro num “agente de segurança preventivo”! Se o seu condomínio não se encaixa no perfil de portaria remota e quer transformar seu porteiro ou contro[1]lador de acesso num agente de segurança preventivo, acesse esse link: https://davidespecialistaemseguranca.orbitpages.online/ agente-de-seguranca-preventivo-de-portaria. Até o próximo artigo, gratidão.