A Prefeitura de Campos respondeu aos questionamentos a respeito de possíveis ações a serem realizadas para prevenir ou impedir ataques a escolas.
Em nota, elencou medidas que já vem tomando em conjunto com outros órgãos. Também reforçou a existência da ronda escolar feita pela Guarda Municipal.
E ainda informou ter orientado às unidades de ensino a “solicitarem apoio das forças de segurança pública sempre que necessário”.
Confira a nota abaixo:
“Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) orienta às unidades escolares a solicitarem apoio das forças de segurança pública sempre que necessári. Além disso, em reunião ocorrida em março deste ano, com representantes da Polícia Militar, solicitou reforço no apoio do órgão, principalmente nas unidades que ficam localizadas em áreas consideradas de risco. As escolas e creches também contam com apoio do Projeto Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal, que realiza patrulhamento diariamente nas unidades, para inibir atos ilícitos no interior e no entorno, mediar conflitos na unidade escolar, comunicar aos órgãos de proteção competentes se estiver ocorrendo atentados contra as garantias estabelecidas às crianças e adolescentes, ministrar palestras e atividades lúdicas, atendendo às necessidades de cada unidade, atribuindo à realidade e momento vivenciados em suas respectivas comunidades, trabalhando temas como boa convivência social e bullying, entre outros.
Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Seduct também desenvolve os projeto “Entendendo a Violência Para Prevenir, Proteger e Promover Saúde”; “Escola Protetora da Mulher”; “Construindo Valores nas Escolas”; e “Tudo Bem Se Emocionar”, entre outros. Este ano, as unidades estão recebendo um outro projeto chamado “Reunião para Mulheres”, com palestras realizadas por profissionais de psicologia e assistente social, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), abordando temas como relacionamentos abusivos, mercado de trabalho, sobrecarga de trabalho, cuidados com os filhos, rede de apoio, família e saúde mental.
Representantes da Administração Pública Municipal, incluindo a Seduct, participaram, no dia 23 de março, de reunião na sede da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) em Campos para conhecerem o programa Papo de Responsa, que será implantado em cidades do Norte Fluminense em parceria com as prefeituras locais. Trata-se de um programa de educação complementar e de responsabilidade social da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, vinculado à Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, com a missão de construir, com a sociedade, em especial as juventudes, um futuro onde a palavra e o diálogo sejam as principais ferramentas a favor da paz social e contra violências de qualquer natureza.
Outra reunião aconteceu no dia 29 de março com o Conselho Comunitário de Segurança Escolar, promovido pela Patrulha Escolar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no Liceu de Humanidades de Campos, com o objetivo de traçar metas, estratégias e orientações acerca de quais atitudes devem ser tomadas diante de situações de violência no ambiente escolar.
Por fim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que deu início na última quinta-feira (6). Neste caso, a Secretaria de Educação de Campos também já orientou os gestores escolares a respeito desse projeto, esclarecendo que todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas são mantidas sob sigilo. SEGUE O LINK https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.”