Quinze dias após um morador do Condomínio Mais Parque Ipê, em Campos dos Goytacazes, assassinar o subsíndico Vinícius da Silva Azevedo, 34 anos (VEJA AQUI, AQUI , AQUI E AQUI), a Câmara de Vereadores marcou para esta quinta-feira (13) uma reunião com síndicos da cidade para tratar da violência em condomínios.
O encontro acontece na sala de audiências da Câmara, às 16h, com iniciativa do vereador Nildo Cardoso (PL) e apoio da Meu Condomínio – revista, site, redes sociais e eventos. A reunião também contará com representantes da Comissão de Direito Condominial da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Campos).
“A segurança pública não diz respeito apenas àqueles que estão nas ruas. Nosso Gabinete está à disposição para ouvir essas pessoas que moram em condomínios e que também sofrem com casos de violência”, destacou o vereador.
O crime
Após ser notificado por Vinícius sobre um vazamento de água em sua unidade domiciliar, o morador José Renato Costa de Queiroz reagiu de forma extrema e assassinou o subsíndico com seis tiros, alguns deles à queima-roupa, na madrugada do dia 26 de fevereiro.
De acordo com testemunhas, José Renato descarregou a arma de fogo contra a vítima. Não satisfeito, ainda desferiu diversas coronhadas na cabeça do subsíndico, que já estava caído ao solo, agonizando. O crime brutal chocou a cidade.
Segundo a delegada da 134ª DP, Carla Tavares, pessoas que presenciaram a cena perseguiram e imobilizaram o autor do crime até a chegada da Polícia Militar. A arma utilizada no homicídio foi apreendida no local.
Ao resistir à prisão, José Renato acabou se ferindo e foi encaminhado ao Hospital Ferreira Machado, onde permanece sob custódia da PM. Após receber alta médica, no dia 27 de fevereiro, José Renato foi encaminhado à delegacia, onde prestou depoimento e foi conduzido à Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro, em Campos.
No mesmo dia, pela manhã, o corpo do subsíndico foi sepultado no Cemitério Campo da Paz, também em Campos (AQUI).