O Equipamento de Proteção Individual (EPI) e os Certificados de Aprovação (CA) são itens essenciais numa empresa. São responsáveis por garantir as medidas de proteção e prevenção contra os acidentes de trabalho ou também para evitar doenças.
O EPI, nas instalações de trabalho numa empresa, fazem parte das atividades diárias realizadas pelos colaboradores. São equipamentos importantes, mas que devem estar em dia com os CA. O registro do certificado deve ser sempre exigido no momento em que uma empresa adquire os equipamentos, sempre verificando a sua validade.
Esse prazo de validade é determinado através das avaliações de proteção realizadas pelo Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO). A verificação da validade do CA do EPI pode ser feita através do sistema de consulta CAEPI. Isso é uma garantia de que o fornecedor pode comercializar os EPI’s.
Quando uma empresa fornece um EPI com o CA validado, ela está assegurando a aprovação de um equipamento pelo um órgão competente. Do mesmo modo, também garante a proteção forte de seus colaboradores quando expostos a riscos ocupacionais. Por fim, também é capaz de manter as características protetivas de higiene e manutenção periódica.
Annabele Lilian, Técnica em Segurança do Trabalho condominial – Consultora de Segurança do trabalho ALSTPREV BRASIL